Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

31/08/2016 às 16:55

Irã lança 'internet nacional'

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

O plano é antigo, e no último domingo começou a se materializar. O governo do Irã lançou oficialmente o que deve ser a primeira “internet nacional” – uma aparente contradição em termos, mas cujo objetivo é justamente controlar o conteúdo acessado. 
 
“Todas as atividades domésticas, serviços, aplicações [e] vários tipos de conteúdos são incluídos na internet nacional”, defendeu o ministro de comunicações e tecnologia da informação iraniano, Mahmoud Vaezi, durante o lançamento da iniciativa, no último domingo. 
 
A ideia remonta ao início da década e em 2012 o então ministro da mesma pasta Reza Taghipour chegou a defender a iniciativa como uma “internet limpa”. A proposta é que as aplicações sejam substituídas por equivalentes locais – versões iranianas de googles, serviços de email, etc. 
 
O acesso à rede já é filtrado atualmente, mas por conta do uso de redes virtuais privadas (VPNs), o próprio governo do Irã teria admitido que o sistema é ineficiente. 
 
Segundo a imprensa iraniana, esta primeira fase envolve a oferta de serviços de governo eletrônico e páginas web domésticas. No ano que vem serão incluídos conteúdos de vídeo locais. Uma terceira etapa prevê a oferta de serviços adicionais e suporte a empresas envolvidas em comércio internacional. 
 
* Com informações da Reuters