Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

21/11/2017 às 21:14

Jornalista astro da TV concorre à presidência no Chile

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

No último domingo (19), o Chile foi às urnas para eleger seu novo presidente, que comandará o país de março de 2018 até 2022. O político Sebastián Piñera e o jornalista Alejandro Guillier disputarão o segundo turno das eleições presidenciais, que ocorrem em 17 de dezembro.
 
Piñera comando ou país entre 2010 e 2014. Já o sociólogo, jornalista e apresentador de televisão Alejandro Guillier, que tem 64 anos e entrou na política há apenas quatro, como senador independente, tem uma carreira consolidada nos meios de comunicação chilenos.
 
O jornalista apresentou um programa chamado “Factor Guillier”, onde questionava políticos e a gestão pública. Ele é visto como a continuidade da gestão de Michele Bachelet, atual presidente do país. Entre os temas em que diverge de Piñera estão a presença do Estado na economia e políticas voltadas para os índios mapuches. Se vencer a eleição, promete reformar a saúde, o sistema privado de pensões e aprofundar a reforma educacional iniciada por Bachelet.
 
No entanto, as pesquisas indicam que o Chile tende a eleger Piñera por razões econômicas. O país é afetado diretamente pelo desempenho da China, principal comprador chileno. Nos últimos anos, o crescimento do país latino é de apenas 2%. Na campanha, o ex-presidente prometeu reativar a economia e reduzir o tamanho do Estado, buscando atrair investimentos internacionais, melhorar segurança pública, saúde, educação, transporte e qualidade de vida da população.