Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

07/08/2015 às 14:56

Jornalista investigativo acredita ser espionado pela polícia escocesa

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

O produtor e jornalista investigativo Eamon O'Connor acredita que a polícia escocesa  pode estar o monitorando ilegalmente, informou a emissora pública britânica BBC, na última quinta-feira (6/8). 
 
No início do ano, ele apresentou um programa da emissora para abordar o que deu errado com a investigação policial sobre o caso de Emma Caldweel, morta em 2005. A polícia escocesa, entretanto, não prestou esclarecimentos e disse que não comenta casos pessoais.
 
O jornal Sunday Herald afirmou, no último fim de semana, que autoridades policiais utilizavam poderes de espionagem para descobrir fontes de um jornalista sem obter aprovação judicial.
 
O'Connor não tem certeza se é espionado, mas afirmou que contatou recentemente uma fonte, que conhece a polícia muito bem, e o informou sobre irregularidades, como monitorar as comunicações de repórteres. "Ele acredita que eu tenha sido uma dessas pessoas visadas", disse.
 
O jornalista disse estar preocupado com a possibilidade de espionagem, uma vez que a ação pode intimidar ou impedir que pessoas denunciem o que há de errado sobre o caso. O corpo de Emma foi encontrado em uma vala, em Lanarkshire, em maio de 2005. A polícia lançou uma investigação de assassinato em massa, mas ninguém foi condenado pelo crime.