Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

09/09/2014 às 17:03

Jornalista lança livro sobre a ditadura militar na visão dos "inocentes"

Escrito por: Redação
Fonte: G1

Obra aborda os anos da ditadura do ponto de vista de grupo de amigos.Lançamento ocorre nesta terça, às 20h, em Sorocaba.

O jornalista Márcio ABC visita Sorocaba (SP) nesta terça-feira (9) para lançar seu quarto livro, intitulado "Na pele dos meninos". A obra explora o período da ditadura militar brasileira sob a visão, muitas vezes inocente, dos personagens.

A narrativa traz palavras comuns à época, citações do ambiente social e político dos anos 70, além de acompanhar um glossário contendo gírias, acontecimentos políticos, livros, filmes, canções, entre outras referências presentes na obra.

"Na pele dos meninos" expõe a ditadura militar por meio do olhar de um grupo de amigos que ainda estão no colégio e não compreendem o momento histórico que vivem. Apaixonados pela banda Rolling Stones e tentando superar os obstáculos escolares, o grupo se isola em um paraíso pessoal, onde sonham com um mundo utópico até que uma sequência de acontecimentos muda suas vidas de modo dramático.

Em meio a descobertas desconcertantes e um labirinto de perguntas, os protagonistas se transformam em adultos marcados por um passado do qual não podem se livrar. "Toca tão profundamente o leitor, de uma maneira tão intensa, que o faz perceber a capacidade que o ser humano tem de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima", analisa a crítica literária e doutora em literatura brasileira, Lúcia Facco.

Márcio ABC, que é comentarista da TV TEM,  escreveu também "Pater" (2012), "Desrumo" (2010) e "Parabala" (2002). O lançamento de seu quarto livro, pela editora Kazuá, será nesta terça, às 20h em um café, localizado na rua Capitão Nascimento Filho, 127, no Jardim Vergueiro. A entrada é gratuita.