Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

11/04/2018 às 20:07

Jornalistas americanos protestam e recriam foto com silhuetas de colegas demitidos de redação

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Não é só no Brasil que a imprensa passa por momentos difíceis com constantes cortes nas redações. Nos Estados Unidos a situação também não é das melhores. Esta semana, os jornalistas do Denver Post resolveram protestar de uma forma irreverente: eles divulgaram a novar versão de uma foto de 2013, em que os colegas demitidos são representados por silhuetas negras.
 
Em dez anos, o jornal, que acumula nada menos que cinco prêmios Pulitzer, viu o número de profissionais da redação reduzir drasticamente. Dos 200 que trabalhavam lá em 2008, hoje são cerca de 70 jornalistas e cinco diagramadores.
 
Além da foto, o protesto contou com um editorial publicado na edição do último domingo, dia 8, como o título “Enquanto os abutres rondam, é preciso salvar o Denver Post”, e cinco artigos que tratavam da importância do jornalismo local para uma cidade média como Denver, com cerca de 700 mil habitantes. 
 
Os executivos do jornal chegaram a cogitar a demissão do autora da façanha, o editor de opinião Chuck Plunkett. Em entrevista ao jornal O Globo, o jornalista explicou que depois que postei o editorial na internet houve uma discussão dos diretores da Digital First Media, empresa que controla o jornal, sobre demiti-lo e tirar sua coluna do ar “Mas a empresa não fez nenhuma das duas coisas. E ainda estou trabalhando aqui”, disse.