Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

05/10/2017 às 23:34

Jornalistas do Sistema Jangadeiro fazem dia de luto contra reajuste abaixo da inflação, no Ceará

Escrito por: Redação
Fonte: Sindjorce

Jornalistas, apresentadores e repórteres do Sistema Jangadeiro, que reúne a TV Jangadeiro, afiliada do SBT no Ceará, a Tribuna Band News FM e o portal Tribuna do Ceará, atenderam à proposta do Sindicato dos Jornalistas do Estado – Sindjorce e trabalharam de roupas pretas nas redações e nos programas, na quinta-feira, 28, em protesto contra a proposta de reajuste salarial de apenas 5% – aquém do INPC do período, que foi de 6,58% – oferecida pelas emissoras de rádio e televisão do Ceará aos profissionais.
 
“Fizemos um dia de luto para mostrar a revolta da categoria, que não aceita, de nenhuma maneira, um reajuste abaixo da inflação. A reposição do poder de compra dos salários pelo índice inflacionário é um direito básico. E é importante registrar que a adesão ao luto foi geral. Desde já, destacamos que vamos fazer manifestações surpresa para incomodar os patrões e deixar claro que seguiremos em luta”, disse a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.
 
A discussão sobre o reajuste salarial dos jornalistas de mídia eletrônica se estende desde janeiro, quando teve início a Campanha Salarial 2017. As empresas iniciaram as negociações oferecendo somente 3,29%, depois avançando ao patamar de 5%. Ao longo dos últimos meses, a categoria tem rejeitado a proposta patronal, mas rebaixou a pedida de reajuste, que era o INPC mais 5% de ganho real e agora é somente a inflação.
 
Como não houve avanço, os trabalhadores do segmento buscaram discutir o tema na justiça, em dissídio coletivo, mas os veículos se recusaram a levar as negociações para o judiciário. De acordo com a legislação, o ingresso do processo tem que ser consensual entre as partes.
 
Mais informações aqui.
 
Fonte: Sindjorce