Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

31/03/2016 às 15:34

Laboratório de fabricação digital leva tecnologia de ponta para Heliópolis

Escrito por: Redação
Fonte: RBA

O equipamento, que funciona no CEU Heliópolis, conta com avançados equipamentos e cursos gratuitos à disposição da população

São Paulo – A tecnologia de ponta chega à periferia de São Paulo com o novo Laboratório de Fabricação Digital em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. Inaugurado ontem pela prefeitura (30), o Fab Lab, como é conhecido, conta com avançados equipamentos eletrônicos como impressoras 3D e máquinas de corte a laser, tudo disponível de graça para a comunidade.
 
Na impressora 3D, por exemplo, é possível fazer brinquedos, máscaras, base de drones e até próteses. "Sempre gostei de tecnologia, eletrônicos, essas coisas. Sempre quis fazer. Já desmontei brinquedos, carrinhos, tentando fazer algumas coisas, mas nunca consegui. Agora a gente tem técnicos que podem ensinar, a gente tem estrutura para fazer isso", diz o estudante Cleber Generoso, de 14 anos, encantado com as possibilidades oferecidas pelo Fab Lab.
 
Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, Simão Pedro, o laboratório serve para estimular a inteligência e a criatividade. "Quem sabe teremos futuro cientistas  saindo desses laboratórios."
 
"O Fab Lab materializa ideias. Você tem uma ideia, vem para o computador, modela, desenvolve, cria, depois usa as máquinas de fabricação e imprime. Você tira a ideia da sua cabeça e a torna um objeto do mundo real", explica João Cassino, coordenador de conectividade da prefeitura de São Paulo.
 
O Fab Lab, que funciona no CEU Heliópolis, também oferece oficinas gratuitas em modelagem 3D, eletrônica básica, desenho digital, programação de jogos e marcenaria, para a população aprender a utilizar as novas tecnologias. Todo o material utilizado nos equipamentos é oferecido de graça os participantes. Segundo a prefeitura de São Paulo, já são 10 laboratórios operando na cidade.
 
O Fab Lab Heliópolis funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.
 
assista ao video: https://youtu.be/UIa970k2B7o