Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

01/07/2015 às 13:12

Levantamento acusa o Google de 'priorizar seus interesses' em buscas

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Em abril, a União Europeia já havia acusado o Google de priorizar buscas que visam seu interesse próprio

Uma pesquisa divulgada na última segunda-feira (29/6) pela Yelp, site de buscas e avaliações, apontou que o Google altera resultados de buscas dos usuários para priorizar e promover conteúdos de seu interesse. 
 
Segundo O Globo, o estudo, realizado por pesquisadores das Universidades de Harvard e Columbia,  colocou 2690 usuários à frente de "duas versões do Google". A primeira apresentava resultados de pesquisa como os internautas estão acostumados, com links e uma classificação feita pelo próprio Google. A segunda mostrava o endereço das empresas e uma classificação feita por empresas concorrentes, entre elas a Yelp. 
 
O resultado confirmou que 45% das pessoas preferiram optar por links dos rivais. De acordo com o levantamento, foi possível concluir que os usuários procuram maior diversidade no momento da pesquisa. 
 
Em abril, a União Europeia já havia acusado o Google de priorizar buscas que visam seu interesse próprio. O pesquisador Tim Wu, coautor do estudo, comentou sobre a possibilidade de ter uma real "neutralidade na rede". "A ideia de que você pode construir uma versão melhor do motor de busca do Google com bastante facilidade se você não excluir os concorrentes para mim foi uma descoberta muito surpreendente", disse. 
 
Ainda na segunda-feira (29/6), o Google se manifestou sobre o levantamento. "Isto não é novo. Já há cinco anos, o Yelp vem apresentando este argumento aos reguladores e exigindo melhor posicionamento nos resultados de busca. Este último estudo é baseado em uma metodologia inadequada que se concentra em resultados para apenas um punhado de buscas escolhidas a dedo. No Google, nós nos concentramos em tentar fornecer os melhores resultados para nossos usuários".