Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

01/02/2016 às 16:57

MC fornece equipamentos para telecentro comunitário

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério das Comunicações

Ministro destacou a importância da inclusão digital para o desenvolvimento social

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, assinou hoje (30), em Assaré, no interior do Ceará, o acordo de cooperação com a Fundação Memorial Patativa para instalação, em abril deste ano, um telecentro comunitário na cidade, que inclui doação de equipamentos ao final do prazo de vigência. O Ponto de Inclusão Digital – PID, que é sem fins lucrativos e de acesso público e gratuito, reunirá 11 computadores conectados à internet para difusão de conhecimento e integração da população, além de servidor, roteador, impressora e webcam.
 
Recebido pela vice-prefeita, Maria Braga Mota, e pela presidente da Fundação, Celia Gonçalves, o ministro destacou que o objetivo desse iniciativa é garantir o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas. "Com a tecnologia, reduzimos a exclusão social e avançamos na criação de oportunidades para todos os cidadãos. Agora, sonhar é possível para todos os cidadãos", valorizou.
 
"Os desafios são expressivos, mas o desejo de propiciar a integração do país permite que o governo federal encontre soluções para investir no fomento da cidadania e de transmissão do conhecimento a partir da radiodifusão", acrescentou.
 
Celia Gonçalves disse que o telecentro vai permitir que a Fundação se conecte com a rede municipal de internet. "O apoio do Ministério favorece a expansão do conhecimento por todo o Assaré. É o interior evoluindo para beneficiar o povo", afirmou.
 
Realizado no auditório da Fundação, o evento também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Antonio Pinheiro, do secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, do prefeito de Nova Olinda, Ronaldo Santana, do superintendente regional do Trabalho e da Previdência Social, Afonso Cordeiro, gerente regional da Telebras, Edson Santana, e do secretário-executivo da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome de Fortaleza, Iraguassú Filho.
 
Integração
 
Os telecentros podem oferecer diversos cursos ou atividades conforme necessidade da comunidade local, além de funcionarem como espaço de integração, cultura e lazer. Os telecentros foram instalados por meio de parcerias entre ministérios, prefeituras e entidades da sociedade civil.
 
Além disso, a região também conta com 39 pontos do programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), que viabiliza gratuitamente conexão à internet em banda larga - por via terreste e satélite - a telecentros, escolas, unidades de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos.