Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

06/11/2013 às 13:02

Mês da consciência negra inspira programação no Cineclube de Maricá

Escrito por: Redação
Fonte: G1

Filmes são exibidos gratuitamente às quartas-feiras na Casa de Cultura.Senhas são distribuídas 30 minutos antes de cada sessão.

O Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, inspirou a programação deste mês no Cineclube Henfil de Maricá, no litoral do Rio. A Secretaria Municipal de Cultura vai exibir, gratuitamente, quatro filmes que abordam a cultura africana e episódios de resistência negra. As sessões são realizadas às quartas-feiras, a partir das 19h na Sala Darcy Ribeiro, na Casa de Cultura, que fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Haverá distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão.

A obra de abertura é "Quilombagem" (2007 - Brasil), dos diretores Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, que será exibida nesta quarta-feira (6). O documentário aborda o processo de formação de negros dos quilombos de Santo Antônio do Guaporé e Pedras Negras, na fronteira entre Brasil (estado de Rondônia) e Bolívia, que lutam há mais de 200 anos pelo reconhecimento de sua cultura e a permanência em seus territórios sagrados. Essa região do Vale do Guaporé foi ocupada no século XVIII pelos Reinos de Portugal e Espanha, para exploração do ouro com mão-de-obra escrava de negros trazidos de vários pontos da África.

Com 52 minutos de duração, "Quilombagem" promove uma revisão histórica, contextualizando o drama diário das comunidades com a falta de transporte, acesso precário à saúde e educação, a tragédia das famílias que foram expulsas para as cidades mais próximas e o conflito fundiário que tem como pano de fundo a criação de uma reserva biológica num território quilombola pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O documentário foi financiado pelo Ministério da Cultura e é gerado pela TV Cultura de São Paulo em cadeia com todas as televisões educativas brasileiras.

O Cineclube Henfil também exibe este mês outros três documentários da cultura africana: "Mensageiro entre dois mundos" (13/11), "Rainha Quelé" (20/11) e "Negação do Brasil" (27/11).