Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

07/03/2016 às 13:10

Morre, aos 74 anos, Ray Tomlinson, o inventor do e-mail

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Morreu, no último sábado (5/3), aos 74 anos, o engenheiro americano Raymond Tomlinson, pioneiro da internet e conhecido como um dos criadores do e-mail. Foi ele quem enviou a primeira mensagem eletrônica entre computadores e incluiu o símbolo "@" nos endereços.
 
Segundo o jornal O Globo, o anúncio da morte de Ray foi feito por Vint Cerf, outro pioneiro considerado um dos "pais da internet", em seu perfil no Twitter. A causa da morte não foi confirmada. De acordo com a imprensa local, Tomlinson foi vítima de um ataque cardíaco.  
  
Raymond Tomlinson fez estágio na IBM e se formou como engenheiro elétrico em 1963. Depois, especializou-se no Instituto de Tecnologia de Massachusett (MIT) na mesma área. Em 1967, ele entrou para a companhia BBN Technologies, que desenvolveu aplicações para a Arpanet, embrião da internet atual, onde participou do trabalho para aprimorar a troca de mensagens eletrônicas.
 
O engenheiro criou ainda padrões como os campos "de", "para" e assunto, presentes nos e-mails até hoje, além de ajudar a desenvolver a parte de programação, como os protocolos usados para a conexão entre redes diferentes.