Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

06/05/2014 às 06:04

Mostra com imagens de obra pouco conhecida de Erico

Escrito por: Redação
Fonte: Correio do Povo (RS) - Impresso

A exposição "Meu ABC" - reprodução das imagens do livro de Erico Verissimo, seguida de palestra e sessão de autógrafos de Cristina Maria Rosa, autora de "Onde Está Meu ABC" - abre hoje, a partir das 18h30min, na Biblioteca Lucília Minssen da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736).

"Meu ABC" é uma obra rara e quase desconhecida de Erico, publicada em 1936 sob o pseudônimo de Nanquinote (um boneco feito de nanquim que aparece em outros livros infantis dele). Por meio de uma extensa pesquisa, Maria Rosa, que atua na área literária da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, encontrou um exemplar (que se julga ser o único) na Biblioteca Lucília Minssen.

A pesquisa deu origem ao livro "Onde Está meu ABC de Erico Verissimo? - Notas sobre um Livro Desaparecido", publicado no ano passado. A intenção da autora foi dar lugar, na historiografia da literatura infantil gaúcha, a esse até então ignorado livro. As ilustrações da obra de Erico levam à assinatura de Ernst Zeuner.