Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

08/11/2013 às 08:22

Mostras trazem visao cinematográfica diferenciada

Escrito por: Redação
Fonte: Jornal do Commércio (PE)

Eventos no Recife e no interior de Pernambuco oferecem filmes e atividades paralelas de formaçao de público

Esta sexta-feira (8/11) é marcada pela realizaçao de quatro eventos, no Recife e no interior do Estado, com acesso gratuito na área do audiovisual, que, além de exibir filmes, promove discussoes sobre temas relacionados r Sétima Arte em açoes que tem como uma das propostas principais a formaçao de público e a descentralizaçao.

Além do 6s Curta Taquary, que teve início na última e se encerra hoje, no Cineteatro Santo Amaro, em Taquaritinga do Norte (a 190 km do Recife), começam a 2S Mostra Cinema Silencioso, no Cinema Sao Luiz, no Centro do Recife; a 3S Mostra Canavial de Cinema, que vai até 1s de dezembro passando por Goiana, Condado, Vicencia, Tracunhaém, Carpina, Timbaúba, Aliança e Nazaré da Mata; e o projeto Incenso na Escola, que faz sua última parada em Paulista.

A Mostra Cinema Silencioso, que teve sua primeira ediçao em 2011, exibe dez filmes e um remix de vários títulos do Ciclo do Recife (1923-1931) com execuçao de trilha sonora ao vivo.

A 3S Mostra Canavial de Cinema leva este ano 13 curtas-metragens para o público de oito municípios da Mata Norte do Estado. Além da Mostra Oficial, realiza as mostras Patrimônio & Memória e Goiana Cenário de Cinema, com mais nove filmes. O evento ainda promove uma oficina de stop-motion e encontro da cadeia produtiva na última parada, em Carpina.

O 6s Curta Taquary termina esta sexta com extensa programaçao, que vai das 8h, com a Mostra Animage, até o fim da noite, com a cerimônia de premiaçao. Debate, mesa-redonda, encontro com a crítica e outras mostras completam a agenda do dia, que conta ainda com um tributo r atriz Prazeres Barbosa.

E o projeto Incenso na Escola, que percorreu nove municípios do Estado desde abril último, faz sua última parada em Paulista esta sexta, rs 14h, no Cine Teatro Paulo Freire. O evento exibe o curta Incenso (2010), de Marcos Hanois, que registra a poesia de Ascenso Ferreira. A programaçao inclui ainda palestra e debate e performances com os atores.

Leia a matéria completa na ediçao desta sexta-feira (8/11) do Caderno C do Jornal do Commercio