Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

09/11/2016 às 17:52

Nota de repúdio à condenação do jornalista Aguirre Talento

Escrito por: Redação
Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJPDF) vê com grande preocupação a condenação do jornalista Aguirre Talento a seis meses e seis dias de prisão, em regime aberto, após o profissional assinar reportagem no jornal A tarde, onde relatava denúncia do Ministério Público sobre suposto crime ambiental na construção do Parque Tecnológico da Bahia. 
 
O conteúdo da matéria de Aguirre informava que a Procuradoria havia denunciado os proprietários da empresa Saraíba e o então secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia, com o fato errôneo que a denúncia estava acompanhada de pedido de prisão dos empresários. O juiz da 15º Vara Federal considerou que Aguirre agira dolosamente, com intenção de praticar a difamação contra os empresários e usou isso como base para a condenação do jornalista. No entanto, a argumentação da Justiça foi devidamente contestada, demonstrando a falta de embasamento para tal condenação.
 
Vemos que esse tipo de ação pode ser usado como forma de intimidar a atividade jornalística, já que foi direcionada ao elo mais frágil da reportagem: o jornalista. O SJPDF repudia a condenação do repórter Aguirre Talento, coloca seu departamento jurídico para auxilia-lo nesse momento de grande pressão e se solidariza com o colega.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF