Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

13/03/2015 às 16:26

Nova unidade do Museu do Índio focará na formação audiovisual

Escrito por: Redação
Fonte: FUNAI

Centro Cultural em Goiânia (GO) desenvolverá projetos culturais e treinamento em mídias digitais, arquivos imagéticos e sonorosCom localização privilegiada, próximo às aldeias das Regiões Norte e Centro-Oeste, o Centro Cultural Indígena de Formação Audiovisual de Goiânia - Guaias é a unidade do Museu do Índio voltada para o registro e a documentação das diversas expressões indígenas.

Em fevereiro, o Centro recebeu a visita do Presidente da Fundação Nacional do Índio, Flávio Chiarelli Vicente de Azevedo, da Diretora de Administração e Gestão do órgão, Thais Dias Gonçalves, e do Diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho, que foram conferir de perto as obras de reforma do prédio - onde já funcionou a antiga Administração Executiva Regional de Goiânia da Funai.
 
Em andamento, a execução de um moderno projeto paisagístico que pretende abrigar esse centro de referência nacional para a arte audiovisual desenvolvida pelos povos indígenas. Para incrementar a vida cultural da cidade, espaços para auditório, cinema e salas de exposição estarão abertos aos visitantes e contarão com climatização adequada às normas de preservação.
 
Previsto para abrir ao público até o final de 2015, o foco do centro cultural Guaias é o desenvolvimento de projetos culturais, o treinamento de grupos indígenas em novas técnicas de produção de mídias digitais, em arquivos imagéticos e sonoros, além da promoção de exposições de sua cultura material.
 
Índios no Brasil
 
De acordo com o Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, o Brasil possui 305 diferentes etnias, totalizando 274 línguas indígenas. A atual população indígena brasileira, ainda segundo o Censo, é de 817.963 indígenas, dos quais 502.783 (61%) vivem na zona rural e 315.180 (39%) habitam as zonas urbanas brasileiras.
 
Este levantamento revelou que em todos os Estados da Federação, inclusive do Distrito Federal, há populações indígenas. A Funai também registra 69 referências de índios ainda não contatados, além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.