Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

02/03/2018 às 18:03

O abraço de Campinas nos jornalistas em greve

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Comunique-se

Profissionais da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) estão em greve. Diretora do sindicato dos jornalistas de São Paulo, Ana Flávia Marque foi até Campinas (SP) para dar um abraço nos colegas. Ela conta essa história em artigo para o Portal Comunique-se

Jornalistas da Rede Anhanguera de Comunicação de Campinas (RAC) completaram 15 dias em greve. Isso no último dia de fevereiro. Sem receber os salários e direitos desde novembro do ano passado, os profissionais conseguiram fazer um importante movimento. O atofoi acolhido por uma rede de solidariedade presente no jantar para arrecadar recursos para o Fundo de Greve.
 
O dia começou com a esperança de um acordo entre a direção da RAC e os grevistas na audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e após a proposta indecente da empresa tinha tudo para acabar com esmorecimento dos jornalistas. A proposta da empresa foi a de pagar o vale-alimentação em atraso até o dia 9 de março. O grupo RAC também queria que os jornalistas voltassem a trabalhar. Mas a ideia era que todos esperassem por mais 30 dias para nova negociação sobre os salários atrasados.
 
Em vez de ir para casa literalmente chorar pela situação, os grevistas organizaram a “Galinhada dos Jornalistas”. Aos poucos, iam chegando os colegas que estavam parados. Outros comunicadores da cidade, amigos, familiares, parlamentares e todo tipo de profissionais se solidarizaram com a situação periclitante. E chegaram mais e mais pessoas. O espaço destinado para um simples jantar virou casa social de resistência e fraternidade a ponto de não caber mais no local.
 
Solidariedade
Desde o responsável pelo prato principal – o chef Mané, Marcelo Reis, dono do Saberes e Sabores que cedeu seu espaço para atividade -, aos os músicos e dançarinos, todos cederam o seu trabalho para a defesa da valorização dos jornalistas. Quem acha que greve é sinônimo de trabalhador em casa está muito enganado. Todos os grevistas estavam lá cumprindo papel de garçons, limpeza, bilheteria para garantir o sucesso do evento. Foi bonita a festa, mas mais belo ainda ver diferentes atores sociais juntos atuando com reciprocidade e solidariedade.
 
Para os mais animados (mesmo depois da caipirinha de seriguela), foi como se a cidade tivesse ido abraçar os grevistas. E esse abraço fortaleceu a importância do jornalismo e, principalmente quem o faz: centenas de trabalhadores e trabalhadoras que, mesmo nas datas comemorativas e até no aniversário da mãe, ficam de plantão para passar informação à cidade e região.
 
A Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) é proprietária de seis veículos de mídia. Ela mantém as marcas Correio Popular, Gazeta de Piracicaba, Notícia Já, Revista Metrópole, Revista VCP News e Agência Anhanguera de Notícias. Mesmo fazendo parte dos setores agraciados com a desoneração fiscal, a empresa alega que não há recursos para pagar os seus funcionários.
 
***** ***** ***** ***** *****
 
Por Ana Flávia Marques. Jornalista formada pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Com especialização em comunicação e marketing e mestranda pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP). É integrante da coordenação nacional do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.