Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

25/04/2014 às 17:48

O artista autodidata Moacir, da Chapada dos Veadeiros

Escrito por: Enviado por jns
Fonte: Jornal GGN

Conheça o artista autodidata da vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, e sua arte obcecada com demônios, insetos e as formas femininas.

Moacir vive em Alto Paraíso, porta de entrada para Chapada dos Veadeiros, interior de Goiás, livre e ao mesmo tempo preso no seu mundo isolado, povoado apenas pela sua arte.

Ganhou tanta popularidade na comunidade da Chapada, que  quando querem chamar alguém de louco, chamam de 'Moacir' - para a sua comunidade ele era somente um louco.

Nem mesmo sua família o compreendia: tinham uma vida miserável, tiravam o sustento do garimpo e, junto dos sete irmãos, Moacir o único artista, era  rejeitado, isolado, e dado como esquizofrênico.

Com olhares enviesados, os puritanos se chocam com Moacir e com a sua arte, pelos temas que misturam religião, sexo, homens, animais, flores, plantas, anjos e demônios, preenchidos por uma luz pura e forte, com cores primárias que surgem do seu mundo.

Walter Carvalho afirma que "... mesmo com sua psique alterada ele é um artista que soube se inserir no contexto da modernidade." e homenageia o artista em um curta-metragem intitulado  "Moacir- Arte Bruta", 2006.