Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

11/08/2014 às 16:51

O site de filmes Popcorn Time é um pesadelo para a indústria do cinema ? e sua solução

Escrito por: Kiko Nogueira
Fonte: Diário do Centro do Mundo

O Popcorn Time surgiu no ano passado como um aplicativo de filmes online, um concorrente do Netflix melhorado. Apenas com um detalhe — total e completamente pirata.

Foi classificado como “pesadelo para Hollywood” e retirado do ar. Mas voltou dias depois, ainda mais rápido e com mais filmes e séries novos. Tornou-se mais um exemplo da dificuldade da indústria em lidar com a internet.

Ninguém está sendo enganado: logo que ele é baixado, aparece o alerta de que pode ser considerado “ilegal em seu país”.  Os criadores, da Argentina, não parecem particularmente preocupados. “Nós não esperamos problemas legais”, disse um deles, em entrevista ao site especializado TorrentFreak. “Nós não hospedamos nada e nenhum de nós está ganhando dinheiro. Não há anúncios, contas premium ou assinatura. É uma experiência de compartilhamento”.

Conversa mole, mas, apesar de todas as novas investidas dos estúdios, é praticamente impossível deter o serviço. Ao contrário de, por exemplo, o Netflix ou o HBO Go, nada fica guardado em servidores. Grosso modo, enquanto você está vendo um filme, o arquivo de torrent é compartilhado com milhares de outras pessoas.

As cópias são em HD ou FullHD e de excelente qualidade. Há legendas em quase todos os títulos. Em seu rastro, outros contendores já entraram na área. O “Zona”, da Rússia, é um deles. Até 500 mil pessoas o acessam diariamente. Conta com uma atração a mais: programas de TV ao vivo.

Calcula-se que 30 milhões de pessoas, todos os dias, façam downloads de músicas, filmes e programas. A distribuição de conteúdo através de streaming é o futuro — inclusive da pirataria.

Se o Popcorn Time ou qualquer um dos genéricos implodir, outro surgirá em seu lugar, provavelmente aperfeiçoado. A indústria da música descobriu, a duras custas, uma maneira de lidar com isso. A do cinema não tem outra saída. Enquanto isso, os piratas e você comem pipoca em casa.