Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

25/09/2017 às 20:36

Ondas Curtas: Rádio demite todos os funcionários

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Comunique-se

Confira as últimas informações do rádio, na coluna do ‘Ondas Curtas’.
 
*A tradicionalíssima Rádio Auri Verde de Bauru e região, AM 760 Khz, uma emissora com mais de 60 anos de tradição, simplesmente demitiu todos os seus funcionários, na última semana.  Entre eles, dois dos mais antigos que somavam 40 e 50 anos de trabalho, respectivamente. O veículo foi vendido e vai fazer parte da rede de uma emissora de São Paulo.
 
*Na sexta feira, 15, o sinal da Rádio Globo na frequência 94.1 Mhz em São Paulo apresentou  sérios problemas durante a apresentação do ‘Globo Esportivo’. Consultando profissionais da área, a coluna detectou que o problema que causou interrupções e oscilações no sinal foi ocasionado pelo aparelho CODEC. O grande problema foi a falta de respeito com os profissionais que estavam no ar e principalmente com os ouvintes. O problema só foi solucionado no sábado, após as 10 horas.
 
*Tanto Jovem Pan de São Paulo, como Super Tupi do Rio de Janeiro, estão fazendo transmissões ao vivo dos jogos do Campeonato Brasileiro pelas Redes Sociais. Como existe o problema dos direitos de transmissão, o ouvinte/telespectador pode acompanhar como é feita a narração dentro da cabine da emissora com os profissionais. Observação: essa transmissão é feita com qualidade, diferente de outras tantas emissoras espalhadas pelo país que fazem o mesmo, mas com qualidade inferior.
 
*Quando falamos de audiência dos programas esportivos, principalmente aqueles que mesclam futebol e humor, o ‘Na Geral’, da 105 FM, segue firme na ponta. A novidade é o ‘Agora o Bicho vai Pegar’, da Mix FM. Programa com poucos meses de vida, que já beira os 100 mil ouvintes por minuto.
 
*‘Zona Mista’, em São Paulo, e ‘Pop Bola’, no Rio, estão entre os destaques da Nova Rádio Globo. O ‘Pop’ inclusive comemora dois anos de vida na emissora. O fato ruim é que são poucos os programas de destaque no veículo.
 
*Ex-Guaíba e Bandeirantes, o comentarista Luiz Carlos Reche, fechará contrato com a Rádio Grenal, (emissora da Rede Pampa) nesta semana. O rádio de Porto Alegre, sem dúvida foi o que mais se movimentou nos últimos meses.
 
*A Super FM de BH (91.7 Mgz) se prepara para a primeira partida decisiva de futebol na sua curta história. A emissora recém-criada vai cobrir a decisão da Copa do Brasil na próxima quinta-feira, 28, no Mineirão. O experiente Osvaldo Reis, popular “Pequitito”, é o narrador titular da emissora. Além dele, a equipe completa da rádio e do jornal que estão escalados para cobrir o “jogão” é composta por Artur Moares, João Vítor Cirilo, Rodrigo Freitras, Lohanna Lima, Leandro Cabido, Wallace Graciano e a equipe Super FC dos jornais o Tempo e Super Notícia. Cruzeiro e Flamengo decidem a competição que dá vaga para a Libertadores no ano que vem, o primeiro jogo foi 1 x 1 no Maracanã.
 
*Por falar em BH, a ótima repórter e apresentadora Maíra Lemos, deixou a Globo Minas para virar YouTuber.  Maíra não é a primeira e nem será a última a tomar tal decisão. Esse é o novo tempo da comunicação e muitos profissionais renomados, ou não, já abrem o olho para novos desafios.
 
*A Rádio USP – FM 93,7 Mhz de São Paulo comemora 40 anos de existência. A emissora pública infelizmente está abandonada e com pouquíssimo investimento do Governo do Estado de São Paulo, problema semelhante passa a TV Cultura. Na “unha” funcionários estão preparando programação especial para comemorar a data.
 
*A Rádio Ômega, emissora web, acaba de ser inaugurada. O veículo de Santos começou a funcionar no dia 18 e conta com profissionais experientes como, por exemplo, Douglas Porto, repórter e narrador ex-Jovem Pan. O profissional comanda o ‘Bola em Jogo’, programa que vai ao ar todas as segundas-feiras, a partir das 19h.  Ao seu lado, estão os jornalistas Lombardi e Ted.
 
*A Rede TV novamente vai transmitir a Super Liga de Vôlei. As partidas acontecem a partir de 14 de outubro.  O narrador titular será Marcelo do Ó. Os profissionais Fernando Fontana, o “Fefon”, e João Paulo estarão nas reportagens, enquanto os ex-jogadores Ana Moser e William Carvalho seguem nos  comentários. Os jogos serão realizados aos sábado às 14h e aos domingo às 13h. Trata-se de importante espaço para o esporte olímpico na TV aberta.
 
*A primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa teve excelente e completa cobertura dos canais Esporte Interativo. Para a segunda rodada, André Henning, Vitor Sergio Rodrigues e Zico farão jogos do PSG e do Real Madrid in loco.
 
*A FUNVIC TV, emissora da Fundação Universitária Vida Cristã, inaugurou a sua programação no dia 21. Jornalismo e esporte ganham destaque no Vale do Paraíba. O jornalista Reinaldo Moreira, ex-RIT TV, Globo, CBN e 105 é um dos responsáveis pelo projeto.
 
*A TV fechada vem se destacando por fazer excelentes coberturas esportivas. Sejam programas ou jogos com pré e pós jornadas, são valorizados e trazem excelente cobertura jornalística.
 
*Tudo isso veio do rádio, que hoje segue literalmente largado. Emissoras fazem tudo e no caso do estado de São Paulo sequer levam o repórter para cidades próximas como Santos e Campinas por exemplo. Muito triste. Claro que existem raríssimas exceções como Gaúcha, Itatiaia.
 
*Apesar dos pesares o rádio comemora nesta segunda-feira, 25, 95 anos. Será que temos o que comemorar? A coluna separou alguns fatores que estão dificultando a volta por cima do rádio atual:
 
Crise econômica;
Concorrência com outras plataformas digitais;
Pouco investimento como, por exemplo, a transmissão da programação em multi-plataformas (exemplos 98 BH e Jovem Pan);
Conteúdo de baixa qualidade e questionável;
Diretores, gestores e coordenadores ruins;
Ineficiência do Ministério das Comunicações que demora com a migração;
Legislação que permite vendas e arrendamentos de canais públicos;
Letargia da ANATEL com rádios piratas e fiscalização ineficiente com torres de transmissões irregulares espalhadas pelo país;
Quem gosta de rádio, jamais vai deixar essa “paixão” morrer. Neste dia, a coluna abraça os colegas jornalistas, radialistas e blogueiros que apesar das dificuldades seguem divulgando, compartilhando, abrindo espaço na imprensa para o combalido Rádio Brasileiro.
 
Prestigiem: Papo de Bola, Bastidores do Rádio, Rádio de Verdade, Peças Raras, Rádio Base, Auvaro Maia, Craques do Rádio e outros poucos que divulgam esse fascinante e apaixonante veículo de comunicação.