Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

18/03/2016 às 13:52

Parceria do MC com universidades públicas amplia inclusão digital no Nordeste

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério das Comunicações

Professores e alunos da região do Cariri atuarão na potencializão dos resultados dos programas já implementados

O Ministério das Comunicações (MC) lançou hoje (17), no Crato, no interior do Ceará, o Projeto de Integração das Ações de Inclusão Digital na Região do Cariri com as Universidades. Essa medida, apresentada em formato piloto, permitirá que professores e alunos de instituições públicas de ensino da região do Cariri, no Nordeste, contribuam para o aprimoramento dos programas já implementados na localidade, além de garantir a expansão para beneficiamento de áreas como educação, meio ambiente, turismo e agricultura.
 
Com a integração a programas como o Cidades Digitais, o Centro de Recondicionamento de Computadores, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) e os telecentros, a Universidade Regional do Cariri (URCA), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) poderão ajudar ainda na formação técnica-profissional em tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como estimular a produção de conteúdos nos estados do Ceará, Piauí, Paraíba e Pernambuco.
 
Acompanhado do reitor da URCA, José Patrício Pereira, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, afirmou que a integração com o meio acadêmico é um diferencial para garantir a igualdade de oportunidades a partir da transmissão do conhecimento, que é potencializado pelas tecnologias inovadoras. "A internet de alta velocidade, que estamos levando para os brasileiros, garante a abertura de portas para cada cidadão, independente de classe social ou local onde mora", explicou o gestor federal.
 
O secretário de Inclusão Digital do MC, Américo Bernardes, ressaltou a representatividade dos programas para a realidade das cidades do interior do país. "O MC consegue levar desenvolvimento para áreas mais carentes. Os investimentos do governo federal potencializam o desenvolvimento, o que garante a mudança da realidade dos cidadãos", disse.
 
Realizado no auditório do Mestrado de Bioprospecção da URCA, o evento também contou com as presenças do vice-Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), professor Luiz Ricardo Langes, do diretor do Campus local do IFCE, Virgílio Augusto Sales, bem como de pró-reitores das instituições de ensino, de docentes e alunos de diversos cursos.