Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

12/08/2014 às 16:57

Pesquisa: 20% das empresas investem na Internet das Coisas

Escrito por: Redação
Fonte: Jornal GGN

Pelo menos 20% das empresas em todo o mundo já estão aplicando recursos na chamada “Internet das Coisas” (IOT, na sigla em inglês). O dado é de pesquisa feita pela PwC, que aponta crescimento considerável de 3% no último ano e uma nova tendência de mercado, ainda que gradual.

A Internet das Coisas é a linha de produção de equipamentos que tem a capacidade de se conectar à Internet para as mais variadas funções, maximizando sua utilidade. A ideia é que eletroeletrônicos e eletrodomésticos fiquem sempre conectados, por meio de uma rede wi-fi, por exemplo, para buscar informações em tempo real para o usuário.

A adesão por parte das empresas mostra que, em um futuro breve, parte da população vai viver com produtos, serviços e soluções no setor de IoT. A pesquisa ouviu 1,5 mil executivos corporativos, dos quais 14% afirmam que os sensores serão relevantes estrategicamente para as empresas nos próximos três a cinco anos.

Dentro do segmento, são os setores de energia e mineração que mais investiram: 33% das empresas do ramo já fizeram investimentos na tecnologia de sensores. Mas diferentes áreas de atuação estão investindo em soluções da IoT, segundo a pesquisa da PwC.

Entre todos os países que já estão adotando esse tipo de tecnologia a separando recursos fixos nas empresas, a Ásia lidera com 24% de adoção por parte das grupos corporativos. A América Latina aparece em segundo lugar, com 23%; África, com 22%; Europa, com 19% e América do Norte com 18%.

Com informações do Canaltech.