Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

10/09/2015 às 14:11

Produção cultural das favelas é destaque em documentário

Escrito por: Karla Suarez
Fonte: Brasil 247

Mapeando o cenário cultural de favelas e periferias a ideia para realização da produção surgiu durante a produção do site OnLaje através das experiências trazidas pelo jovens da ESPOCC junto ao cenário cultural carioca

A produção cultural dos territórios populares da região metropolitana do Rio de Janeiro ganhará lugar de destaque numa obra audiovisual realizada por alunos da ESPOCC - Escola Popular de Comunicação Crítica do Observatório de Favelas, o documentário 9Centros. O filme produzido durante junho de 2015 foi gravado em apenas duas semanas entrevistando nove produtores culturais, percorrendo as zonas norte, oeste do Rio de Janeiro e duas cidades da baixada fluminense, Caxias e Nova Iguaçu. Mapeando o cenário cultural de favelas e periferias a ideia para realização da produção surgiu durante a produção do site OnLaje através das experiências trazidas pelo jovens da ESPOCC junto ao cenário cultural carioca.
 
Uma das características principais, destaques no documentário, é que as produções culturais da periferia são realizadas sem grandes incentivos, principalmente de políticas públicas, e com poucos investimentos ou patrocínios, através da cultura da solidariedade e da gambiarra, onde praças se tornam palcos, os vizinhos se tornam os fornecedores de água e luz e a união faz a divulgação. São produções onde a territorialização e democratização dos recursos estão presentes cotidianamente. No filme foi possível também perceber a diferença dos desafios enfrentados pelos produtores dos diversos territórios. O maior destaque foi a semelhança existente entre os desejos e as necessidades da produção das favelas cariocas e das cidades da baixada fluminense.
 
No dia 10 de setembro este trabalho será exibido pela primeira vez na Arena Carioca Dicró às 20h com entrada gratuita. Em seguida irá acontecer um bate-papo com os diretores, os entrevistados do filme e convidados com o tema “Cultura de periferia: favelas cariocas e baixada, a diferença dos desafios”. Estarão presentes na roda de bate-papo Ricardo Fernandes, ator, diretor teatral e produtor cultural da Cidade de Deus, um dos fundadores do grupo Os Arteiros; Hanier Ferrer, da ?#‎geração90, da Barraco Marginal, produtor, ativista cultural e escritor; Rodrigo Pinho, um dos fundadores do Resistência Cultural, produtor do Ocupa Escola, ator e músico; Thamyra Thamara, fotógrafa, produtora cultural e pesquisadora; Bhega da Silva, ativista ambiental e cultural, criador do Cineminha no Beco; Will Ow, dj, ativista social e cultural, integrante do Antiéticos.
 
 
Serviço
 
Data: 10/09
Horário: 20h
Local: Arena Carioca Dicró – Av. Brás de Pina, s/n, Parque Ary Barroso, Penha
Entrada gratuita
Página do Evento 
 
 
Ficha técnica
 
Direção: Karla Suarez, Iury De Carvalho Lobo e Igor Souza
Roteiro: Karla Suarez
Produção executiva: Karla Suarez, Iury de Carvalho Lobo e Igor Souza
Produção: Karla Suarez, Gilmara Moreira, Iury de Carvalho e Igor Souza 
Cinegrafistas: Jenifer Silva, Monique Flor, Angeleti, Aline Menezes Viegas, Hud Figueiredo, Bira Carvalho, Karla Suarez, Iury de Carvalho,Luiz Furtado
Still: Bira Carvalho e Monique Flor 
Som direto: Igor Souza, Karla Suarez, Iury de Carvalho, Tahiza Medeiros
Edição: Pedro Lucas e Calouro Gabriel Irene
Montagem: Karla Suarez, Gabriel Irene e Iury de Carvalho
Finalização: Gabriel Irene
Arte: Washington Santana
 
Realização: ESPOCC
 
 
Entrevistados
 
Wallace Lino - Cia Marginal e Teatro em comunidades - Nova Holanda / Praia de Ramos 
Ricardo Fernandes - Os Arteiros - Cidade de Deus
Rodrigo Sousa - Los ChiviTos e Coletivo Zanzá - Lapa / Maré
Nilda Andrade - Contra Bando de Teatro - Alemão
Verissimo Junior - Coletivo Bonobando e Energia tem nome: Grupo Teatro da Laje da Vila Cruzeiro - Penha / Vila Cruzeiro
Giordana Moreira - Festival Roque Pense e Terreiro de Ideias - Duque de Caxias e Nova Iguaçu
Rodrigo Pinho - Resistência Cultural e Ocupa Escola - E.M. Clotilde Guimarães - Vigário Geral / Maré
Diego Bion - Cineclube Buraco Do Getúlio - Nova Iguaçu
Phelipe Azevedo - Coletivo Paralelas – Providência
 
Debatedores
 
Ricardo Fernandes – ator, diretor teatral e produtor cultural da Cidade de Deus, um dos fundadores do grupo Os Arteiros.
Hanier Ferrer - da ?#‎geração90, da Barraco Marginal, produtor, ativista cultural e escritor
Rodrigo Pinho - um dos fundadores do Resistência Cultural, produtor do Ocupa Escola, ator e músico.
Thamyra Thamara – fotógrafa, produtora cultural e pesquisadora
Bhega da Silva – ativista ambiental e cultural, criador do Cineminha no Beco
Will Ow - dj, ativista social e cultural, integrante do Antiéticos
 
 
 
*Karla Suarez é relações públicas formada pela UERJ, atriz e produtora do Coletivo Bonobando e Grupo Teatro da Laje, aluna da turma de audiovisual da ESPOCC e produtora cultural independente.