Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

15/01/2016 às 17:51

Redenção (CE) inaugura rde pelo programa Cidades Digitais

Escrito por: Redação
Fonte: Telesíntese

Município é o primeiro brasileiro a contar com rede de fibra óptica totalmente subterrânea

O município de Redenção (CE) inaugurou nesta sexta-feira, 15, sua rede óptica pública, construída com recursos do programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. A cidade é a primeira do país a ter rede de fibra óptica totalmente subterrânea.
 
A infraestrutura é composta por um anel de fibra óptica de 4 km que se conecta ao cinturão digital do governo do estado, interliga 14 órgãos públicos e três pontos de acesso público para a comunidade. Além desta instalação, a prefeitura fez um projeto para expansão da rede, contemplando mais 13 pontos com fibra óptica e outros 20 pontos com antenas. O investimento total foi de R$ 541 mil. A cidade tem 26 mil habitantes. Apenas ao estado do Ceará o programa Cidades Digitais vai destinar R$ 11,7 milhões.
 
O programa foi iniciado em 2013 dentro da Secretaria de Inclusão Digital do Minicom. Em 2014, fizeram nova licitação. Ao todo, 262 cidades vão receber infraestrutura óptica para melhorar serviços públicos e o atendimento ao cidadão. “As regiões com limitações serão atendidas pelo satélite geoestacionário”, disse o ministro André Figueiredo. Ele esteve na cidade para assinar o termo de cessão de equipamentos.
 
Ele prometeu, ainda, que as escolas locais terão conexão à internet com velocidade média de 50 Mbps. No Brasil, a média é de cerca de 2 Mbps. (Com assessoria de imprensa)