Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

21/09/2016 às 16:04

Se agir, Brasil será referência em Internet das Coisas rural

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

Ao apresentar pesquisa bilateral sobre os caminhos para a internet das coisas no Brasil, o pesquisador Pedro Maló, da Universidade Nova de Lisboa, defendeu que o país aposte em um terreno no qual não se vê desenvolvimento relevante em nenhum lugar do mundo: liderar a IoT rural. 
 
“Temos na Europa e no Brasil o problema de não termos uma plataforma. Nós tínhamos a Nokia. Mas agora o que tem é Apple, Android e Windows, tudo americano. O problema é que o dinheiro fica no ecossistema, desde a certificação. Por isso, temos que nos focar onde somos bons”, sustentou Maló, ao apresentar dados preliminares do estudo. 
 
“A Europa é boa na indústria. E acho que há um potencial grande aí também no Brasil, como uma das pouquíssimas nações que faz aviões, o que significa engenharia de qualidade. Há uma decisão se, nas cidades, vale o investimento em infraestrutura que pode ficar obsoleta em poucos anos, com o 5G. Mas o Brasil já é referencia em agricultura sustentável. Por que não fazer diferente e focar no IoT rural? Lá, o 5G não vai chegar tão cedo. Portanto, é um investimento menos até menos arriscado. E no ambiente rural, ainda não existe nada.”