Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

19/05/2015 às 14:00

Seminário LGBT discute propagação de ódio na internet

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Vermelho

A Câmara dos Deputados promove, nesta quarta e quinta-feira desta semana (20 e 21), o 12º Seminário LGBT do Congresso. Com o tema 'Nossa vida d@s outr@s , A empatia é a verdadeira revolução?, o evento discutirá como a população LGBT e também os negros, as pessoas com deficiência, os estrangeiros e os mais pobres, além de outras minorias historicamente difamadas, são alvo de ódio e discriminação.

Entre os assuntos que serão discutidos estão o monitoramento de redes sociais, crimes cibernéticos, bullying, expressão letal da injúria e da difamação, liberdade de expressão e discursos de ódio, e o papel das famílias na promoção da tolerância e do respeito.
 
O seminário é realizado por três comissões da Câmara (Legislação Participativa; Cultura; e Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática) a pedido dos deputados Jean Wyllys (Psol-RJ), Luciana Santos (PCdoB-PE), Luiza Erundina (PSB-SP), Glauber Braga (PSB-RJ) e Janete Capiberibe (PSB-AP). 
 
“Na teoria, viver nossas vidas como desejamos e respeitar o direito do outro de viver segundo suas crenças seria a premissa básica de uma sociedade harmoniosa. Mais do que nunca, vemos que isso não é necessariamente verdade. Em tempos de tanto sentimento negativo, torna-se mais do que nunca necessário ‘estar pelo outro’, ‘colocar-se no lugar do outro’, ‘lutar pelo direito do outro’ – ou, em português claro, exercitar a empatia”, diz o requerimento dos deputados.
 
O evento ocorrerá no auditório Nereu Ramos.
 
Programação:
 
Quarta-feira (20)
 
10h às 12h - Mesa de abertura
Convidada especial: Daniela Mercury
 
12h às 14h - Intervalo para almoço
 
14h às 17h - Mesa 1: "Ódio nas redes" - Que sentimentos você propaga na web? Pare. Pense. Poste.
Raquel Recuero, jornalista, professora e pesquisadora das áreas de redes sociais e comunidades virtuais.
Pastora Romi Bencke, secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil
 
Quinta-feira (21)
 
9h às 12h - Mesa 2: "Ódio na carne" - A agressão além do verbo/A expressão letal da injúria e difamação.
Márcia Tiburi, filósofa e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie.
Cláudia Pereira Dutra, secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação
Luma Andrade, professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)
Irina Bacci, diretora do Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República
 
12h às 14h - Intervalo para almoço
 
14h às 17h - Mesa 3 - "Mais amor, por favor!" - Tolerância, respeito e diferenças. 
Viviane Mosé, poetisa, filósofa, psicóloga e psicanalista. Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Maria Clara Araújo, ativista do transfeminismo. Estudante de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco
Ana Lúcia Lodi, história positiva de amor
Pedro HCM, idealizador do canal de humor Põe na Roda, composto por jovens LGBT
 
Fonte: Agência Câmara