Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

16/02/2016 às 13:28

Sinal de TV analógica começa a ser desligado no país; Goiás estreia transição

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Sinal de TV analógico começa a ser desligado no Brasil

O processo de desligamento do sinal analógico de TV no país começa nesta terça-feira (16/2), informou a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). A primeira cidade será Rio Verde (GO).
 
Segundo a Folha de S.Paulo, com a medida, os canais Rede Vida, Canção Nova e Record News estarão disponíveis apenas pelo sinal digital. Já as emissoras de maior audiência — Globo, SBT, Band e Record — serão desligadas no próximo dia 29 de fevereiro.
 
O desligamento só será feito se a pesquisa realizada pela Empresa Administradora da Digitalização (EAD) indicar que o índice de acesso ao sinal digital atingiu 93%. Caso contrário, a medida deve ser atrasada.
 
De acordo com a Anatel, a última pesquisa apontou que 87% da cidade já possui acesso à TV digital. O presidente da empresa, Daniel Slaviero, explicou que para alcançar o índice, o setor depende da distribuição de conversores digitais às famílias registradas no Cadastro Único.
 
Brasília (DF), que teria o sinal desligado em abril, permanecerá com o sinal analógico até outubro. Em São Paulo, o desligamento estava previsto para maio deste ano, mas foi para março de 2017. No Rio de Janeiro, o sinal só será desligado em outubro do próximo ano.
 
Como funciona
 
A transmissão do sinal de TV digital começou em 2007 com o objetivo de garantir que toda a programação disponha de mais qualidade de som e imagem, sem ruídos e chiados. A data limite para o desligamento total do sinal analógico está prevista para o fim de 2018.  
 
Segundo a Anatel, a razão do fim de transmissão analógica é que esse espectro de frequências será usado por operadoras para aumentar a oferta de redes 4G na faixa de 700 MHz. Hoje, o 4G está disponível somente na faixa de 2,5 GHz.
 
Para receber o sinal digital, é preciso ter uma antena que recepciona o tipo de sinal e um televisor com conversor embutido. Os aparelhos que possuem o conversor integrado têm a indicação DTV na própria televisão.
 
Se a TV é antiga será preciso trocá-la por uma nova ou adquirir um conversor de TV Digital e, possivelmente, uma antena apropriada. O aparelho pode ser encontrado em lojas especializadas. Pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família devem ganhar kits com antenas e conversores externos.