Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

13/08/2015 às 13:21

Site mapeia velocidade de internet em todo o Brasil

Escrito por: Redação
Fonte: IP News

Para ajudar os usuários da internet banda larga fixa, o site MinhaConexão lançou um serviço gratuito que mapeia a velocidade dos provedores em todo o país. Com fácil acesso, basta um clique no mapa – na cidade em que o internauta está – para saber os provedores disponíveis e a velocidade média de cada um.
 
Segundo o engenheiro Valdiney Pimenta, um dos desenvolvedores da nova plataforma , em cada cidade são apresentados os provedores que estejam, no mínimo, em 1% dos lares. A velocidade calculada para cada provedor é a média dos resultados dos testes feitos mensalmente. São mais de 6 milhões de testes todos os meses, realizados em todas as cidades do país.
 
São Paulo é apontada como a capital com internet mais rápida, seguida de Curitiba e Rio de Janeiro. Já entre as cidades menores, São Caetano do Sul, Valinhos e Santo André aparecem nas primeiras posições.
O sistema mostra tanto uma visão geral da internet no Brasil como fornece detalhes de cada região e de cada cidade, possibilitando ao usuário comparar sua velocidade com a média de sua região, ou verificar a velocidade dos provedores disponíveis em suas cidades antes de contratar o serviço.
 
Sistema bridge fornece conexão ultrarrápida a quilômetros de distância
 
“O mapa permite também que empresas, ou mesmo governantes, analisem a velocidade da internet em uma região e tomem decisões baseadas na qualidade da internet que as pessoas (dessa região) têm acesso”, destaca Valdiney Pimenta. A ferramenta pode auxiliar empresas e instituições, a exemplo de uma universidade que pretenda instalar um curso EAD (on-line), com vídeo conferências, e precisará saber se a internet na região terá velocidade para comportar a tecnologia.