Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

25/06/2015 às 13:09

Startup para inovação urbana do google vai colocar WiFi em orelhões

Escrito por: Redação
Fonte: Tele.síntese

Empresa assume controle de projeto em fase de implantação em Nova York, e promete levá-lo a outras cidades do planeta

A Sidewalk Labs, empresa criada pela Google, em parceria com Dan Doctoroff, ex-CEO da Bloomberg, anunciou a compra da Control Group e da Titan, as duas empresas responsáveis por instalar conexões WiFi nos orelhões de Nova York. As duas empresas serão fundidas em uma só, batizada de Intersection, e receberão aportes da Sidewalk Labs e um grupo de investidores não revelados.
 
O projeto para cobrir Nova York com WiFi, chamado de LinkNYC, é tocado com apoio da Qualcomm e Comark, empresa de automação. Serão instalados 10 mil “hubs” de conexão na cidade, que oferecerão acesso gratuito a residentes e turistas. Doctoroff será o chairman da nova empresa.
 
“Com o LinkNYC, as empresas mostram que é possível usar infraestrutura pré-existente com novas tecnologias para reinventar estes ativos e prover, não apenas serviços gratuitos e modernos aos cidadãos, mas também melhorar a receita das cidades”, diz. Segundo ele, a iniciativa será levada a outras cidades do mundo. Os valores do negócio não foram revelados.
 
O LinkNYC vai trocar telefones públicos por espécies de púlpitos, com uma tela e uma antena, a partir de setembro. Cada um destes pontos de acesso oferecerá navegação de até 1 Gbps. O WiFi emitido terá alcance de 45 metros. O ponto terá ainda tomadas para os usuários recarregarem smartphones. O sistema terá como receita a venda de espaço publicitário – os anúncios serão exibidos na tela do equipamento. (Com assessoria de imprensa)