Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

13/01/2014 às 10:05

Telefônica confirma acordo com Nextel para uso de rede

Escrito por: Redação
Fonte: Estadão

SÃO PAULO - A Telefônica confirma contrato para fornecer no atacado à Nextel serviços de voz e dados no Brasil. O anúncio foi antecipado pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, neste sábado. Em comunicado, a operadora diz que a Nextel será capaz "em breve" de usar suas redes 2G e 3G. "No entanto, os ativos de espectro e de rede continuarão a ser geridos separadamente por cada operadora."

O valor da operação não foi revelado. Para a Nextel, o acordo servirá para tirar a operadora de um impasse. A empresa, que sempre foi mais conhecida pelo serviço de rádio, se viu em uma espécie de "limbo" a partir do momento em que a demanda dos usuários de telefonia móvel saiu da voz para os dados. A companhia venceu a licitação da banda H do 3G, em 2010. Vinha tentando construir uma rede de web móvel, mas, mais de três anos depois, sua cobertura 3G se restringe às maiores capitais do País (Rio e São Paulo).

O acordo com a Telefônica garantirá aos clientes da Nextel que usam a internet constantemente a cobertura fora do Rio e de São Paulo. Nos últimos meses, mesmo com a cobertura limitada de 3G, a empresa mudou o perfil dos pacotes de serviço oferecidos ao consumidor. Deixou o foco no rádio e a internet móvel passou a ser o "carro-chefe" das ofertas. Há planos da operadora que até excluem o "clássico" rádio.

Mesmo assim, a Nextel seguia com dificuldades em se firmar no mercado. A receita da empresa no País foi de US$ 491 milhões no terceiro trimestre de 2013, queda de 29% em relação ao mesmo período de 2012.

(Com informações de O Estado de S.Paulo)