Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

24/11/2006 às 08:37

Telefônica ignora ministro e lança TV paga em SP

Escrito por: Redação
Fonte: Folha de São Paulo

Apesar de o ministro Hélio Costa (Comunicações) ter anunciado o 'congelamento' de novas operações de TV paga via satélite por 60 dias, o grupo Telefônica manteve seu plano original e lançou ontem um serviço de TV por assinatura na região de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, que terá pacotes de canais a R$40. O serviço se chamará Você TV, já estava em testes em São Carlos.

Será uma TV paga via satélite (DTH), com recepção por miniparabólicas, como a Sky, mas o alvo é a Net, de cabo. A Você TV é uma solução provisória da Telefônica, que ainda aguarda da Anatel uma licença própria para operar DTH. Há dois meses, o grupo espanhol fez uma parceria com a empresa DTH Interactive Telecomunicações, a DTHI, que já tem uma licença de DTH. O grupo também comprou parte da TVA (cabo e MMDS). A assessoria do ministro Hélio Costa diz que a suspensão paralisa não só o pedido de uma licença própria como a parceria Telefônica/DTHI. Durante a suspensão, o governo estudará uma nova legislação do setor. A Telefônica discorda. 'O decreto deve alterar o pedido de licença, mas parcerias comerciais já em operação, como a da DTHI, não serão impactadas', disse à'A gente entende que legalmente não há motivo para suspender o lançamento da parceria. A Telefônica não comprou a DTHI. O serviço de DTH continuará sendo da DTHI', diz Tápias. Segundo ela, a Telefônica 'atuará na distribuição e na publicidade' do serviço, fazendo instalações e cobranças.

O objetivo da Telefônica, diz, é poder oferecer a seu assinante um serviço de TV paga como já faz a Net/Embratel (que vende por R$ 80 o pacote telefone/banda larga/ TV paga). Tápias diz que sua empresa 'não entende' a posição contrária de Hélio Costa (a mesma da Net). Afirma quea Telefônica 'trará maior concorrência'.