Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

19/05/2016 às 18:41

'The Sun' é advertido por publicar suposta opinião da rainha Elizabeth II sobre a UE

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

O jornal inglês The Sun recebeu advertência da agência reguladora do país, a Independent Press Standards Organization (IPSO), por ter publicado no dia 8 de março uma matéria alegando que a rainha Elizabeth II apoia a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).
 
 
Segundo a revista Exame, a capa da edição do dia em questão trazia em letras garrafais a frase “a rainha apoia o Brexit". A IPSO considerou que o veículo desrespeitou o código de boa conduta, que estipula que "a imprensa deve assegurar que não publica informações ou fotos falsas, enganosas ou distorcidas".
 
O jornal justifica a matéria dizendo que fontes ligadas à Elizabeth II disseram que a monarca teria afirmado em uma conversa que não entende a Europa. Não é comum o Palácio de Buckingham acionar o órgão regulador, mas dessa vez o fez para defender a posição neutra da rainha em relação ao assunto.
 
O The Sun publicou nesta quarta-feira (18/5) as conclusões do IPSO, mas não pediu desculpas. O diretor de redação, Tony Gallagher, afirmou que o jornal não mudará “uma vírgula” do que foi publicado.