Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

29/02/2016 às 14:34

TV Digital: Rio Verde terá apagão analógico com 85% dos lares preparados

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

O governo nem esperou mais uma reunião do Gired, o grupo em que participa com teles e tevês para definir os rumos da transição para a TV Digital. Já na manhã desta segunda, 29/2, anunciou que o ministro das Comunicações, André Figueiredo, estará neste 1o de março em Rio Verde (GO) para presenciar o desligamento dos sinais analógicos das emissoras de televisão.
 
“Toda a programação de TV no município será transmitida exclusivamente em tecnologia digital”, diz o comunicado do Minicom. Figueiredo vai às 12h à TV Anhanguera, afiliada da Globo e, em seguida, às 14h, acompanha o mesmo procedimento de desligamento analógico na TV Sucesso, que transmite a Record na cidade. Ainda nesta terça, SBT, Band e TV Cultura também farão o desligamento.
 
A previsão legal é de que o desligamento analógico só se daria quando 93% dos lares de cada município estiver preparado para receber a transmissão digital. Mas oito meses depois da primeira pesquisa, o percentual identificado na rodada mais recente dá conta de que são 85% os domicílios prontos em Rio Verde. Em tese, os outros 15% não verão televisão a partir de amanhã.
 
Há duas semanas, quando o percentual estava em 82%, as próprias emissoras de TV sinalizavam flexibilizar a exigência dos 93% em Rio Verde, que afinal é a cidade-piloto da transição. E diante de queixas das operadoras móveis, inquietas a cada novo adiamento, indicaram desligar as transmissões analógicas mesmo que o percentual não atingisse aquela meta.