Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

26/12/2006 às 13:36

TV paga faz teste de novos programas

Escrito por: BRUNO SEGADILHA
Fonte: Folha de São Paulo

GNT, Futura e Canal Brasil colocarão no ar atrações selecionadas nos "pitchings", espécie de concurso entre produtoras
A série "De Perto Ninguém É Normal", com a atriz Maria Clara Gueiros, e outra sobre fãs de karaokê devem ser as estréias do próximo ano

Enquanto alguns especiais de fim de ano da Globo alimentam a esperança de ganhar uma vaga fixa na programação da emissora em 2007, canais pagos já fizeram um "provão" para escolher novos programas.

O processo de seleção é chamado "pitching", método que inclui uma peneira dos inscritos e uma banca que examina a defesa oral dos responsáveis pelos projetos finalistas.

No ano que vem, GNT, Futura e Canal Brasil colocam no ar projetos de produtoras independentes que conseguiram chamar a atenção de executivos por meio desses concursos.

Futura
"Recebemos cerca de 70 projetos neste ano, todos bastante organizados e dentro da nossa proposta. Acho que os "pitchings" são uma forma de oxigenar idéias, organizar o mercado de produtoras, que estão ficando mais focadas", afirma Lúcia Araújo, gerente-geral do Futura, que no ano que vem exibe "Passando a Limpo", título provisório do projeto vencedor da seleção deste ano.

A série -elaborada pela Bossa Nova Films, produtora de São Paulo- tem estréia prevista para o primeiro semestre de 2007 e vai abordar a imigração.

A idéia é mostrar famosos e anônimos de diferentes nacionalidades, e explorar imagens do acervo pessoal das famílias entrevistadas. Cada episódio terá um custo de até R$ 35 mil -desembolsados pelo Futura- , atendendo a uma das regras fixadas pelo canal antes da apresentação dos projetos.

Outra atração a ganhar espaço é "De Cabo a Rabo", que, com cerca de cinco minutos de duração, contará a origem e as diversas versões que os mitos brasileiros ganham no país.

O projeto -que ficou com o segundo lugar no "pitching" do Futura- impressionou a tal ponto um dos componentes da banca, o diretor do Canal Brasil, Paulo Mendonça, que ele resolveu propor uma parceria com o Futura para produzi-lo. Será veiculado nos dois canais.

GNT
O GNT também utiliza o "pitching" para escolher alguns de seus programas. No ano que vem, devem ser exibidos os três finalistas da seleção deste ano: "Novas Famílias", sobre grupos familiares que fogem do modelo tradicional; "De Perto Ninguém É Normal", série protagonizada pela atriz Maria Clara Gueiros ("Zorra Total"); e "Karaokê", que mostra apaixonados pela cantoria nos bares.

Os projetos já foram aprovados pelo canal e não concorrem mais entre si: as produtoras deverão produzir pilotos (programas de teste) em parceria com o GNT para posterior avaliação. Aprovados, os programas entram na grade de 2007.

"Nosso critério de escolha leva em consideração vários fatores, que vão desde uma avaliação de custos até saber se ele tem fôlego para vários episódios. Chega muita coisa diferente por aqui, mas acho que o legal é justamente essa diversidade", acredita Jorge Espírito Santo, gerente artístico e de conteúdo do GNT.