Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

19/10/2015 às 14:56

TVT estreia programas infantis voltados ao fortalecimento da cidadania

Escrito por: Redação
Fonte: Rede Brasil Atual

Séries de cinco minutos produzidas em parceria com coletivo de pedagogias alternativas coloca em evidência o repertório e a experiência das crianças para divertir e despertar novas ideias

Com conteúdos voltados ao fortalecimento da cidadania, a TVT estreia neste mês quatro programas infantis, cada um com cinco minutos, em média. As novas atrações são exibidas de segunda a sexta-feira, às 10h55, dentro da faixa infantil da emissora.
 
Os programas são produzidos em parceria com o coletivo Pedal (Pedagogias Alternativas) e fazem parte de um conjunto de ações que envolvem práticas de “educomunicação” em escolas com metodologias inovadoras. Essa prática pedagógica consiste em interações horizontalizadas, portanto, sem hierarquia, e produção colaborativa.
 
Dois dos programas já estrearam: Hora do Recreio, no dia 12, e Des-cionário, no dia 14. O primeiro enfatiza os momentos de livre diálogo das crianças, suas brincadeiras e conversas mais inusitadas. O segundo é uma série com depoimentos de crianças que definem palavras de acordo com seu repertório. O programa mostra que o entendimento das palavras varia bastante diante do significado oficial, sobretudo no universo das  crianças. E isso desperta diversas reflexões.
 
No episódio de estreia de Des-cionário, as crianças definem o que é a palavra “avó”, utilizando apenas e tão somente seu próprio repertório, o que leva o telespectador a perceber as possibilidades de sentidos do termo na perspectiva da subjetividade ou da experiência de cada um.
 
Na terça-feira (20) é a vez da estreia de Profissão Criança, uma série que baseada em pequenas cenas que ilustram como o brincar de "faz de conta", relacionado ao desejo de profissão futura de cada criança, pode se revelar. Além das cenas de ficção, parte dos episódios é dedicada a depoimentos das crianças, que ressaltarão suas motivações na escolha de um possível trabalho futuro.
 
E finalmente, na quinta-feira 29 estreia Criança pergunta, criança responde, em torno de questões sem respostas que pairam sobre a cultura e a sociedade, mas para as quais as crianças apresentam suas hipóteses. Mais do que divertido, o interessante é notar o quanto esses momentos de reflexões são importantes para o desenvolvimento da capacidade de pensar da criança e um exercício para formação de um indivíduo questionador e crítico.
 
Confira o primeiro episódio de Des-cionário aqui.