Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

01/06/2017 às 19:27

UBM defende boicote a programa de Danilo Gentili

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Vermelho

"Convocamos imediatamente as mulheres brasileiras a boicotarem o Programa The Noite, bem como os perfis do apresentador Danilo Gentili nas redes sociais, e solicitarem aos familiares, amigas e amigos que façam o mesmo, pois a nossa audiência também remunera esse desrespeito, que parece não ter limites". A convocação é da União Brasileira de Mulheres que nesta quinta-feira divulgou nota repudianda a postura do apresentador do SBT contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS).
 
Confira a nota na íntegra:
 
UBM manifesta repúdio ao ataque misógino de Danilo Gentili à deputada Maria do Rosário
 
A União Brasileira de Mulheres repudia os ataques misóginos e de ódio promovidos pelo apresentador do Programa The Noite (SBT), Danilo Gentili que, recentemente, atingiram a deputada Maria do Rosário. Por meio de vídeo publicado em canal da plataforma Youtube, no dia 29 de maio de 2017, e viralizado em outras redes sociais, ele rasga uma notificação enviada pela parlamentar -- histórica defensora dos direitos humanos --, esfrega os retalhos de papel na genitália e os retorna ao envelope orientando a deputada a “abrir a bunda e enfiar”. 
 
Antes da encenação de péssimo gosto, Danilo Gentili destaca na filmagem a parte da palavra "deputada", com foco nas sílabas "puta", caracterizando claramente a adjetivação misógina. Com mais esta agressão às mulheres brasileiras em seu currículo, Danilo Gentili expõe, novamente, não só  a sua face assediadora, como também todo seu analfabetismo político, ao publicizar de forma indecorosa sua reação à uma notificação da Procuradoria da Câmara dos Deputados.
 
Com a frase “Eu pago o seu salário. Então eu decido se você cala ou não a boca, nunca o contrário”, dita com agressividade vulgar no final da sequência de imagens, o apresentador refere-se à parlamentar como sua “serviçal”, revelando total desconhecimento do que significa a representação proporcional em uma democracia.   
 
Até quando esperar?
 
Convocamos imediatamente as mulheres brasileiras a boicotarem o Programa The Noite, bem como os perfis do apresentador Danilo Gentili nas redes sociais, e solicitarem aos familiares, amigas e amigos que façam o mesmo, pois a nossa audiência também remunera esse desrespeito, que parece não ter limites.
 
Em 2016, Gentili foi condenado por decisão judicial a pagar uma indenização de R$ 200 mil por danos morais à técnica de enfermagem, Michele Máximo, a maior doadora de leite humano do Brasil. Nem assim repensou suas palavras. No mesmo ano, foi processado por ter feito comentário racista e preconceituoso contra a senadora Regina Sousa, dizendo que ela não parecia uma parlamentar, mas   a “Tia do Café”. Agora, ataca a deputada federal Maria do Rosário.
 
Responsabilidade 
 
Acreditamos que os meios de comunicação social, enquanto formadores de opinião, devem ser aliados da sociedade brasileira na busca pela democracia, cidadania e justiça. Ao exercer a função de comunicador sem a responsabilidade que o ofício exige, Danilo Gentili presta um imenso desserviço à nação brasileira e fere os princípios éticos fundamentais da comunicação como respeito à verdade, à honra pessoal e à dignidade humana.
 
Liberdade de expressão não pode ser utilizada como pretexto para ofender, discriminar ou fomentar intolerâncias. No Estado Democrático de Direito, todos e todas possuem a prerrogativa de se manifestarem livremente, desde que tal exercício não signifique ferir nome, imagem, honra e privacidade de pessoas, expondo-as ao desprezo e à execração.
 
Registramos nesse momento nossa solidariedade à deputada Maria do Rosário, às demais vítimas assediadas pelo apresentador e às milhares de mulheres brasileiras sucessivamente ofendidas pelos recorrentes atos misóginos de Danilo Gentili.  
 
Machistas não passarão! 
 
União Brasileira de Mulheres