Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

03/11/2010 às 15:25

Windows 7 dominará mercado de novos PCs corporativos em 2011, diz estudo

Escrito por: Jon Brodkin
Fonte: IDG Now!

Atualmente, 31% dos computadores iinstalados em empresas norte-americanas e europeias utilizam a plataforma.

Com a expansão do Windows 7, o mais recente sistema operacional da Microsoft estará em 83% nos novos PCs corporativos até o final de 2011, de acordo com uma nova pesquisa da Forrester Research. Atualmente, a plataforma está em 31% dos novos computadores implantados.

No entanto, entre todos os PCs existentes, o Windows XP ainda é líder com 75% de participação, seguido de longe pelo Win 7 com 10% de participação entre empresas norte-americanas e europeias. Há um ano, esse índice era de apenas um ponto percentual.

O Vista está em terceiro lugar com 7% do mercado de PCs corporativos, enquanto nos outros 8% são divididos entre o Windows 2000, o Mac OS e o Linux.

Embora estudos indiquem que outras instituições pretendem permanecer com o XP mesmo depois de encerrado o suporte a plataforma em 2014, segundo o relatório da Forrester, 90% das corporações migrarão para o Windows 7 e 50% delas já no próximo ano.

"Os planos de adoção comercial do Win 7 são bastante agressivos", comentou a empresa, que ainda destacou, por exemplo, o Internet Explorer 9 como um recurso que poderá incentivar ainda mais a instalação do novo software, já que ele superou concorrentes como Chrome e Firefox em recentes testes de HTML5.

As descobertas estão de acordo com uma outra pesquisa recente da empresa Directions on Microsoft, que constatou que mais de 10% das empresas já concluíram a mudança para o Win 7 e que as demais, ao menos, devem iniciar o processo nos próximos 12 meses.

Para o relatório intitulado como "Updated 2010: Windows 7 Commercial Adoption Outlook", a Forrester entrevistou cerca de 774 profissionais de grandes e pequenas empresas.