Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

26/11/2013 às 13:11

Wireless Mundi faz balanço das cidades digitais e das redes sociais do governo

Escrito por: Redação
Fonte: Tele Síntese

O Expresso, do Serpro, que será usado por todo o governo, também será apresentado em detalhes no evento, nesta quarta, 27.

Os desafios, vantagens, recursos tecnológicos e, ainda, a segurança nas redes utilizadas pelos governos serão os principais assuntos abordados no 14.º Encontro Wireless Mundi, que a Momento Editorial vai promover amanhã, 27 de novembro, em São Paulo. O evento, que será realizado no hotel Maksoud Plaza, terá dois paineis - seguidos de debate com a plateia -, uma palestra e mais seis palestras técnicas.

Com início marcado para as 9h30, o primeiro painel discutirá o tema Governo Digital: as vantagens e os desafios. O debate, que terá como base um balanço do programa Cidades Digitais do Ministério das Comunicações, contará com a participação de Lygia Pupatto, secretária de Inclusão Digital do Minicom; Francisco Pedro Santanna, diretor de Engenharia comercial da Oi; Francisco Soares, diretor de Relações Governamentais da Qualcomm, e de Márcio Bellisomi, presidente da Prodam, de São Paulo.

O segundo painel, programado para as 14h15, tratará do assunto O uso das redes sociais no governo. A intenção é apresentar experiências de uso dessas redes para a comunicação com os cidadãos e com os diferentes órgãos públicos e, ainda, debater como garantir a segurança dos dados e o sigilo nesses ambientes. Participarão do painel Bruno Aracaty, cofundador da rede social Colab; Ricardo Poppi Martins, coordenador de Novas Mídias da Secretaria-Geral da Presidência da República, e o consultor Marcelo Branco.

Às 15h30, será realizada a palestra Proteção do sigilo da comunicação: O exemplo do Expresso. Marcos Martins Melo, coordenador de Ações Governamentais e Gerente do Projeto Expresso do Serpro, falará sobre essa suíte de comunicação utilizada pela empresa (que é vinculada ao Ministério da Fazenda) e também pela Presidência da República e outros órgãos da administração pública federal.

As palestras técnicas, programadas para o período entre 12h e 13h15, abordarão temas como Práticas de contratação de serviços em nuvem, Tecnologias móveis de suporte ao governo digital e Poupatempo 2ª geração. Haverá ainda apresentações de cases - dos municípios de Campinas, Ubatuba e Guarulhos, todos em São Paulo.

Maiores informações com Edna em: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo fone: 11 31247444