Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

25/08/2021 às 17:16

As origens do FNDC e do movimento pela democratização da comunicação no Brasil

Escrito por: Redação do FNDC

Como parte das celebrações de seus 30 anos, o FNDC realiza nesta quarta (25) uma live para debater as políticas de comunicação discutidas na Constituinte de 1988. Saiba mais!

Dando sequência às atividades de celebração dos 30 anos do FNDC, vamos realizar uma nova live temática para discutir as origens da nossa entidade a partir da luta precursora de comunicadores, professores e militantes pelo direito à comunicação.

Nos anos 1980, o movimento pela democratização da comunicação começou a se organizar efetivamente no país por meio da Frente Nacional por Políticas Democráticas de Comunicação (FNPDC). Esta Frente foi fundamental, na época, para impulsionar o debate político e teórico que resultou na finalização dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte que preparava a nova Constituição Federal.

Ao final, foi instituído o capítulo V da Carta Magna, com artigos que tratam especificamente da Comunicação. Para manter um esforço permanente de mobilização e ação na busca de políticas que democratizassem de fato as comunicações, a Frente acabou dando origem, anos mais tarde, ao FNDC.

Vamos conhecer um pouco mais dessa história com a participação de jornalistas e pesquisadores que contribuíram para essas conquistas. Confira a programação completa:

Live #FNDC30 anos - As origens do FNDC e do movimento pela democratização da comunicação no Brasil
Data: 25/08/2021
Hora: 19h
Canal do FNDC no Youtube e Página do FNDC no Facebook

Convidados/as:
 
Murilo César Ramos - professor emérito da Faculdade de Comunicação da UnB e fundador e pesquisador sênior do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom).

Teresa Cruvinel - jornalista, colunista e comentarista do Brasil247, fundadora e ex-presidente da EBC.

Marcos Dantas - professor titular da Escola de Comunicações da UFRJ. Pesquisa sobre economia política da internet e ambientes regulatórios nas comunicações.