Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

29/09/2016 às 11:38

Candidatos à prefeitura de João Pessoa assinam plataforma da comunicação

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PB
Fonte: CUT-PB

O Comitê do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) na Paraíba entregou, nesta quarta (28/9), a Plataforma de Políticas Públicas para uma Comunicação Democrática.

O Comitê do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) na Paraíba entregou na última quarta (28),  a Plataforma de Políticas Públicas para uma Comunicação Democrática. No intuito de promover o debate em torno das políticas públicas de comunicação, o Comitê também registrou as assinaturas de apoio ao projeto pela mídia democrática. Evento foi realizado no auditório da Associação Paraibana de Imprensa (API).
 
A atividade teve início com a apresentação das propostas que constam no documento elaborado em nível nacional pelo FNDC por meio da Coordenação do Comitê da Paraíba, representado pela jornalista Lúcia Figueiredo, secretária de Comunicação da Cut e da direção do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, que em sua fala fez um histórico da luta do movimento pela democratização nestes seus 25 anos de atuação no país O presidente da API, João Pinto, também referendou a importância da democratização da comunicação e o compromisso assumido pelos candidatos em relação às propostas apresentadas.
 
Assinaram a plataforma os candidatos a prefeito Charlinton Machado, pelo Partido dos Trabalhadores e Vitor Hugo, pelo Psol, além dos candidatos a vereador também dos dois partidos. Na oportunidade, os candidatos a prefeito não somente assinaram como se comprometeram em efetivar caso eleitos as propostas defendidas pelos jornalistas e ativistas sociais sobre políticas de Comunicação.
 
O convite oficial do evento foi enviado aos quatro candidatos concorrentes ao pleito majoritário a exemplo do atual prefeito, Luciano Cartaxo, que disputa a reeleição, e a candidata Cida Ramos, do PSB e todos candidatos à vereador. Para Lúcia Figueiredo, da Federação Nacional dos Jornalistas e secretária de Comunicação da CUT, embora muitas questões da Comunicação sejam uma atribuição do governo federal, há muitas iniciativas que podem ser tomadas no âmbito dos municípios para estimular o acesso da população à Comunicação, a diversidade e pluralidade dos meios locais.
 
Ela acrescentou que a intenção é fazer com que eles se comprometam em colocar em prática caso eleitos as políticas públicas que democratizam a comunicação e que foram aprovadas nas conferências municipal e Nacional da Comunicação. “A democratização da comunicação é um assunto ainda polêmico para os políticos, principalmente aqueles que não tem compromisso com a mídia democrática, cujo um dos principais projetos é a criação de um Conselho Municipal de caráter deliberativo paritário que tem como poder definir políticas públicas para a comunicação, inclusive com a definição de recursos que serão distribuídos para a publicidade. Além do mais, enfrentar e defender a mídia democrática vai contra o interesse dos empresários da comunicação e muitos políticos temem esse embate”, explicou.
 
O Comitê Paraibano do FNDC é coordenado pelo Sindicato dos Jornalistas, pela Associação Paraibana de Imprensa, pela Associação de Radiodifusão Comunitária, pela Central Única dos Trabalhadores e pelo MovSocial.
 
Leia também

Documentos