Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

06/05/2018 às 09:09

Como anda a liberdade de expressão no cenário midiático brasileiro?

Escrito por: Florence Poznanski, do FNDC/MG

FNDC e Internet Sem Fronteiras promovem debate no Rio de Janeiro sobre concentração da mídia no Brasil

Esse ano comemora-se os 50 anos em que começou em maio 68, a maior mobilização popular, estudantil e operária desde o pós-guerra que teve impacto no mundo inteiro, em defesa da liberdade de expressão e contra todas formas de opressão. 
 
Durante o mês, o consulado da França no Rio organiza uma programação de debates e atividades culturais em torno ao tema « a censura a prova do tempo » com a participação especial do jornalista francês Edwy Plenel, ex-diretor do jornal Le Monde e fundador do jornal independente online, Mediapart.


Com isso, o FNDC, a convite da ONG franco-brasileira Internet Sem Fronteiras, irá contribuir nas reflexões sobre liberdade de expressão trazendo o tema da concentração do sistema midiático brasileiro, com o debate « Como anda a liberdade de expressão no cenário midiático brasileiro? » que acontecerá na noite da quinta feira 10 de maio, na biblioteca do consulado. 

 
No âmbito dos encontros semanais "Quintas da Maison" o debate pautará o tema da liberdade de expressão para entender o que permite ou impede a garantia desse direito. Não ha liberdade de expressão sem pluralidade e ampla participação de diversas partes da sociedade ao debate público.
 
Sera apresentado como funciona o sistema midiático brasileiro a partir da pesquisa realizada pela organização francesa Reporters Sans Frontières junto com o coletivo brasileiro Intervozes sobre os donos dos principais grupos midiáticos do pais (Media Ownership Monitor). Em seguida o professor João Feres Junior, idealizador do projeto de pesquisa "Manchetômetro" apresentará como um cenário de mídia concentrada impacta a maneira que a informação é pautada diariamente na sociedade. Com isso, um representante de um jornalista de um veículo independente, trará uma leitura sobre a responsabilidade social de um veículo trazendo olhares cruzados entre Brasil e Europa.
 
Participantes:
 
- Emmanuel Colombié (Reporter Sans Frontières, escritório América Latina)
- Mônica Mourão (Intervozes)
- João Feres Junior (professor de ciência politico na UERJ)
- uma figura do jornalismo independente do Rio
 
Com a moderação de Florence Poznanski (Internet Sem Fronteiras - Brasil) e a participação de Beth Costa (Federação Nacional dos Jornalistas) como debatedora.
 
Serviço:
 
Título: Como anda a liberdade de expressão no cenário midiático brasileiro?
Data e hora: quinta feira 10/05 às 19h
Local: Casa Europa, Maison, 11° andar, mediateca (Avenida. Presidente Antônio Carlos, 58
Link do evento no Facebook : https://www.facebook.com/events/1191071864360542

Foto de capa: Felipe Cabral | Foto interna: Fotomontagem/Divulgação