Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

17/08/2015 às 15:54

Entidades reativam comitê local do FNDC no Mato Grosso do Sul

Escrito por: Redação

O Comitê-MS foi ativo na preparação da Conferência Estadual de Comunicação, que antecedeu a I Confecom. Relançamento será marcado com um grande evento em outubro

Reunidos no Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP-MS), ativistas pelo direito à comunicação e coletivos locais reativaram, na última sexta (14/8), o Comitê-MS do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Além de representantes do CRP, também participaram da reunião representantes do Sindicato do Jornalistas do Mato Grosso do Sul, do curso de Comunicação da UFMS e de outros coletivos locais, que assumiram como integrantes do novo Comitê-MS.

De acordo com Orlando Guilhon, membro da Coordenação Executiva do FNDC, o Comitê-MS foi muito ativo no processo de preparação da Conferência Estadual de Comunicação, que antecedeu a I Confecom, em 2009. Guilhon também participou da reunião que oficializou a reativação do comitê, contextualizando os integrantes locais sobre a atuação nacional do Fórum: campanha de coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, fortalecimento da comunicação pública, por uma banda larga barata e de qualidade,pela internet livre e democrática e pelo empoderamento das mídias alternativas, populares, livres e comunitárias, além da defesa do Canal da Cidadania na TV digital aberta, entre outras.

De acordo com Guilhon, os participantes da reunião deram várias sugestões de como popularizar esta luta na região, entre as quais levar esta agenda para dentro dos diversos cursos universitários de Comunicação e Jornalismo. Um grande evento de relançamento público do Comitê-MS ficou de ser organizado para a segunda quinzena de outubro. “Todas as entidades, movimentos sociais, coletivos e sindicatos da região serão convidadas para esse ato”.


Entidades e ativistas interessados em participar das próximas reuniões devem entrar em contato com Beatriz Fiandoli, do CRP-MS (beatrizfiandoli@gmail.com ou beatriz.fiandoli@ufms.br).