Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

08/07/2015 às 15:32

FNDC participará do 3° Curso de Comunicação Popular do Paraná

Escrito por: Cefuria
Fonte: Cefuria

Evento é organizado por entidades sociais do campo e da cidade e será realizado entre os dias 14 e 16 de agosto. Jornalistas Livres e Núcleo Piratininga também participarão dos debates

A terceira edição do Curso de Comunicação Popular do Paraná será realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, em Curitiba-PR, na sede da APP-Sindicato. Com o tema “Pés no chão e mãos na mídia: estratégias de comunicação e luta política”, o curso tem o objetivo de ser espaço para formação, debate de ideias, troca de experiências, exercício prático e a soma das forças do campo da comunicação popular do estado.
 
Já confirmaram presença nas mesas de debate Rosane Bertotti, coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Mídia (FNDC), Vito Gianotti, coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação, do Rio de Janeiro, Laura Capriglione, dos Jornalistas Livres, de São Paulo/SP, entre várixs convidadxs do Paraná e de outros estados.
 
Esta edição também terá peso na apresentação de experiências e oficinas práticas, para estimular e possibilitar a ação concreta. Entre as experiências presentes na programação está a Rádio Comunitária Campeche, de Florianópolis/SC, e o jornal comunitário O Cidadão, da Maré, Rio de Janeiro.
 
>> Confira aqui a programação
 
Em tempos de retrocessos de direitos, de avanço de pautas conservadoras e de criminalização das organizações sindicais e dos movimentos sociais, se amplia a necessidade de expandir a construção da comunicação popular. Como forma de ação política e ferramenta para o debate de ideias, a prática da comunicação popular é essencial para furar a barreira da mídia hegemônica, das grandes empresas de comunicação, e garantir a diversificação de narrativas e fortalecimento da participação popular.
 
O público do curso são organizações populares, sindicais, estudantes, professores, jornalistas, lideranças comunitárias, ativistas culturais, midialivristas e pessoas interessadas em fortalecer a comunicação popular enquanto ferramenta de luta.
 
Construção coletiva
 
A ação é construída por um conjunto de movimentos sociais e organizações do campo popular e sindical, que compreendem a necessidade do fortalecimento e ampliação das práticas de comunicação popular. Na organização desta edição estão: Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR), Levante Popular da Juventude Paraná, Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex-PR), Jornal Brasil de Fato-PR, Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Central Única das Trabalhadores (CUT-PR), Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Curitiba e Região, Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário – SINPAF/Floresta.
 
Edições anteriores
 
A primeira edição do Curso de Comunicação Popular do Paraná foi realizada em maio de 2012, e a segunda em novembro de 2013. Ambas tiveram diversidade de público, rica qualidade de debates e trocas de experiências.
 
Para saber mais sobre os dos últimos Cursos, acesse o site: http://comunicacaopopularpr.redelivre.org.br
 
>> Em breve será divulgado o link para inscrição
 
>> Acompanhe também a página no facebook: https://www.facebook.com/comunicacaopopularpr