Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

08/06/2016 às 14:06

FNDC publica Plano de Ação aprovado na XIX Plenária

Escrito por: Redação

Documento resulta dos debates realizados durante o evento e apontam para a intensificação da luta contra os monopólios de comunicação e seu papel central na crise política

Já estão disponíveis para leitura e download os documentos aprovados na XIX Plenária Nacional do FNDC: Resoluções sobre Estratégias e Plano de Ação e as teses de Conjuntura e de Balanço de Gestão. Entre as resoluções que nortearão a atuação da entidade no próximo período, figuram a intensificação da luta por um novo marco regulatório, denunciar o papel dos monopólios do setor, defender a comunicação pública, fortalecer os comitês regionais já existentes e estruturar novos comitês.
 
A plenária foi realizada de 21 a 23 de abril e reuniu cerca de 140 pessoas, entre delegados, observadores e convidados, no Espaço Anhanguera, em São Paulo. Ao discutir a conjuntura, os participantes apontaram o papel central dos monopólios midiáticos na crise política que culminou com o afastamento da presidenta Dilma Rousseff e rechaçaram o tratamento hostil dos grandes meios de comunicação aos movimentos sociais e quaisquer outras iniciativas que se coloquem contra o liberalismo. 
 
 Nesse contexto, o movimento de defesa da democratização da comunicação deve atuar a partir de estratégias mais incisivas, denunciando e combatendo a concentração e a proprie-dade cruzada dos meios e atuando nas demais questões relativas à regulação do setor no país. O debate sobre conjuntura teve a participação do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), do professor João Sicsú, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Rosane Bertotti, então coordenadora geral do FNDC.
 
Links