Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

13/03/2015 às 16:46

I ENeDC reúne 300 pessoas em Recife

Escrito por: Redação
Fonte: Páginas dos eventos no Facebook

O Encontro Nordestino abriu os debates preparatórios para o 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que será realizado em abril

O I Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação (ENeDC) foi aberto nesta quinta (12/3) e marcou o início dos debates preparatórios para o 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC). O evento está sendo realizado em Recife com cerca de 300 participantes de várias cidades do Nordeste, reunidos na Universidade Católica de Pernambuco. De acordo com os organizadores, houve quase mil pedidos de inscrições, que não puderem ser confirmadas devido a limitação de espaço.
 
A mesa de abertura teve a participação da coordenadora-geral do FNDC, Rosane Bertotti, que deixou clara a mensagem da luta pela democratização da comunicação no país: "não queremos apenas uma regulação econômica, mas também de conteúdo!". Além dela, participaram da abertura Cesar Bolaño, da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Luciana Santos, deputada federal (PCdoB); e Octávio Pieranti, Secretário Substituto de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações. 
 
Nesta sexta (13/3), foram realizadas duas mesas: “Os desafios para o direito à comunicação na era digital” (com Othon Jambeiro, da UFBA; e H.D. Mabuse, do C.E.S.A.R.) e “A mídia pública, independente e comunitária no Nordeste”, mediada por Iano Flávio, da Universitária FM de Natal, com Paulo Rogério, da Mídia Étnica; Pedro Oliveira, do Coletivo Nigéria, e Rita Freire, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Um ato público apoiado pelo Som na Rural fecharia o segundo dia do Encontro.  
 
Para sábado (14/3), último dia do evento, está programada a mesa “O Nordeste: liberdade de expressão e regulação da comunicação”, com Gustavo Santos, da Unicap, e João Bosco, do Ministério Público Federal de Pernambuco. A plenária final está marcada para as 16 horas.
Além das mesas de debates também estão sendo realizadas várias atividades autogestionadas sugeridas e operadas por várias entidades. 
 
Encontro Paranaense
 
A Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex–PR) realiza o Encontro Paranaense pelo Direito à Comunicação neste sábado (14/3).
 
Os próximos encontros agendados são de Brasília e Rio de Janeiro, marcados para o dia 28 de março. 
 
2º ENDC
 
O 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC) será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 12 de abril. As inscrições para participantes e para sugestão de atividades autogestionadas já estão abertas.
 
Encontros regionais na Internet
 
- ENeDC
- EPDC
- Encontro Candango
 
Canais de comunicação do 2º ENDC
 
- Hotsite (inscrições)
- Inscrição de atividades autogestionadas
- Facebook