Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

06/03/2015 às 14:54

Jornalista lança livro sobre comunicação pública em Brasília

Escrito por: Redação

O jornalista cearense Alberto Perdigão lançará "Comunicação pública e inclusão política" na próxima quarta (11/3), no restaurante Feitiço Mineiro, às 20h

O jornalista Alberto Perdigão lança em Brasília, nesta quarta (11/3), o livro "Comunicação pública e inclusão política". A obra é uma coletânea de 38 artigos jornalísticos e duas entrevistas publicados em jornais, sites e blogs. São textos “rápidos e de fácil leitura, que vão dialogando com o leitor especializado ou iniciante, sobre a cultura política brasileira contemporânea, com foco em cidadania ativa e democracia participativa”, explica o autor.
 
Perdigão parte de eventos jornalísticos para sugerir reflexões, como nos casos da tragédia de Santa Maria, “onde faltou comunicação pública”; da posse do presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em que levanta alguns "nós"; ou do assassinato de um blogueiro do Rio Grande do Norte “que incomodava com seu jornalismo cidadão na web”. “É, enfim, um livro em que sou menos jornalista, menos professor e mais militante”, resume.
 

 
Para o autor, a coletânea “repauta” temas que estão na ordem do dia, como a comunicação pública, a TV pública e a ciberdemocracia, “num país em que a Lei de Acesso à Informação esbarra em muitas dificuldades de ser implementada, especialmente nos estados e municípios mais pobres e desempoderados”. A pertinência da obra se dá num contexto em que as emissoras de TV financiadas com dinheiro público seguem “governamentalizadas, patrimonializadas, sem a proteção e estímulo de uma política pública nacional de radiodifusão pública”; e em que “‘ciberdemocracia’ repete, grosso modo, a apartação social, econômica e política do país, seja pela falta de banda larga gratuita, seja pelos índices baixos de renda, escolaridade e letramento digital”, aprofunda Perdigão. 
 
O livro tem 170 páginas e traz prefácio da professora Cosette Castro, da Universidade Católica de Brasília (UCB), apresentação de Gilmar de Carvalho, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A ilustração de capa é de Sérvulo Esmeraldo. O projeto gráfico é de Sérgio Fujiwara. E a impressão é da RDS Editora, de Fortaleza.
 
Serviço
Lançamento do livro “Comunicação pública e inclusão política”
Quando: quarta-feira (11/3)
Onde: restaurante Feitiço Mineiro (306 Norte, Brasília-DF)
Hora: 20h