Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

20/05/2015 às 11:58

Jornalistas Livres promove festa neste domingo

Escrito por: Redação/Com informações da Rede Brasil Atual

Coletivo lançará, também, campanha de financiamento coletivo. A festa está marcada para as 15h, na Praça da Liberdade, em São Paulo

A Rede Jornalistas Livres será oficialmente lançada neste domingo (24/5) com um festa-show na Praça das Artes, em São Paulo. O grupo reúne vários coletivos de mídia livre, artistas, jornalistas independentes, repórteres, editores, fotógrafos e cinegrafistas empenhados em praticar um jornalismo que ajude a enfrentar a escalada da narrativa de ódio e o permanente desrespeito aos direitos humanos e sociais no Brasil. O evento reunirá várias expressões artísticas, como teatro, circo, música (samba, funk, pop e hip hop) e tem entrada gratuita. 
 
A ideia-força dos Jornalistas Livres é a da colaboração entre todos os comunicadores que se indignam com a naturalização do genocídio da população negra, pobre e periférica; com as humilhações e assassinatos a que são submetidos membros da comunidade LGBT; com a negação da existência de índios e quilombolas; com a desigualdade; com as injustiças; com as tentativas dos setores mais atrasados do país de suprimir direitos conquistados a duras penas pelos trabalhadores e pelas camadas mais vulneráveis da população. O desafio é constituir uma imprensa independente, inclusiva, crítica, pluralista de verdade, desafiadora dos clichês e preconceitos.
 
A jornalista Laura Capriglione, que integra o coletivo, conta que a iniciativa surgiu em março, durante as coberturas das manifestações da CUT e movimentos sociais, ocorrida no dia 13, e a da direita, no dia 15. Na pauta, histórias de pessoas, denúncias de abusos aos direitos humanos, acompanhamento e fiscalização de políticas públicas, agendamento de debates, pluralidade de fontes, contextualização dos temas abordados e democratização da informação. 
 
A festa do nascimento da Rede Jornalistas Livres será, por isso, também a festa de lançamento de uma campanha de financiamento coletivo.  "A gente quer, acima de tudo, que as pessoas que reconhecem e se reconhecem nessa nova mídia, que elas ajudem na sustentação", explica Laura.
 
Entre os artistas confirmados até o momento estão Flora Matos, Rico Dalasan, Tássia Reis, Akiles (Projeto Nave), Slim Rimografia, Fola Kemi, Vj Suave, Yvison Pessoa (Quinteto Branco e Preto), VJ Suave, Sandro Borelli (Dança Contemporânea). 
 
Além das atrações, várias personalidades, entidades e movimentos sociais também já confirmaram presença, como o deputado federal Jean Wyllys, Guilherme Boulos (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Eduardo Suplicy, MST (Movimento dos Sem Terra), Jandira Feghali, Bebel Noronha (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo), Levante Popular da Juventude, Liga do Funk, Nação Hip Hop, MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), UJS (União da Juventude Socialista), Intervozes, Barão de Itararé, Associação Brasileira LGBT, Periferia em Movimento, Comissão Guarani Yvyrupa — CGY e, claro, o FNDC (Fórum Nacional Pelo Direito à Comunicação).
 
Local: Praça das Artes, Av. São João, 281, São Paulo-SP
Hora: 15h
Aberto ao público
Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/106089503058660/
Manifesto: http://bit.ly/1ebWNZw