Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

30/01/2015 às 10:53

Plebiscito Constituinte convoca ato na Câmara dos Deputados

Escrito por: Redação

Campanha realizou plebscito popular no ano passado e teve apoio de quase oito milhões de pessoas, que disseram "sim" a uma constituinte exclusiva do sistema político

A campanha do Plebiscito Constituinte realizará na próxima quarta (4/2), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, um ato público em apoio ao decreto legislativo que dispõe sobre a realização de um plebiscito para decidir sobre a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. 
 
A campanha é construída por mais de 500 entidades, entre as quais o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que, juntas, realizaram um plebiscito popular em setembro de 2014, no qual quase oito milhões de pessoas disseram "sim" à Constituinte Soberana e Exclusiva do Sistema Político.
 
Fruto dessa mobilização, o decreto Legislativo assinado por 181 parlamentares foi entregue ao Congresso Nacional. O decreto propõe um plebiscito oficial com a mesma e única pergunta do Plebiscito Popular: Você é favor de uma Assembleia Nacional Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político?
 
Nota divulgada pela Secretaria Operativa da campanha ressalta que "o povo é quem deve ter a palavra e decidir qual a reforma necessária para reverter as distorções na representação política em nosso país causadas pelo atual sistema político. O povo já disse: com esse Congresso não dá!".
 
>> Clique aqui para ler o decreto legislativo
 
Democratização da mídia
 
A campanha do Plebiscito Popular também esclareceu a população sobre a necessidade de democratização do sistema de comunicação social do país, alertando para os prejuízos que a concentração da propriedade de empresas de mídia traz para o direito à informação e para a liberdade de expressão. Em síntese, o recado dado foi de que sem reforma política não há mídia democrática e sem mídia democrática não há reforma política.