Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

02/12/2014 às 09:46

RJ define calendário de mobilizações de 8 a 14 de dezembro

Escrito por: Redação

Semana Nacional de Mobilização intensificará ações populares pela democratização da mídia e reforma política

Os movimentos sociais engajados na luta por reforma política e democratização da mídia no Rio de Janeiro definiram seu calendário para a Semana Nacional de Mobilização, de 8 a 13 de dezembro. Serão realizados dois atos públicos, nos dias 8/12 (segunda-feira) e 13/12 (sábado), além da coleta de assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática entre os dias 8 e 14/12.
 
A decisão foi tomada por unanimidade na plenária realizada no dia 27/11, com a participação de mais de 250 ativistas representantes de partidos políticos (PT, PCdoB, PSB, PSOL), centrais sindicais (Central Única dos Trabalhadores – CUT e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB) e movimentos sociais como Plebiscito Constituinte, Coalizão Democrática pela Reforma Política, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Marcha Mundial das Mulheres, Levante Popular da Juventude, movimentos dos Trabalhadores Sem Terra e Sem Teto (MST e MTST), União Nacional de Moradia Popular, União Brasileira de Mulheres (UBM), Kizomba, entre outros, além de sindicatos dos engenheiros (SENGE-RJ), bancários e petroleiros (SindiPetro-RJ).
 
 
Programação
 
8/12 – Ato público “Pela Democratização da Mídia e pela Reforma Política com Participação Popular”: passeata dos Arcos da Lapa até a Cinelândia, onde haverá programação cultural e artística com música, poesia, performances e teatro de rua. 
Concentração: 17h, nos Arcos da Lapa.
 
13/12 - Ato público “O Rio Abraça o Nordeste – AI-5 Nunca Mais!”, em desagravo aos nordestinos e pela democracia. 
Local: Feira de São Cristóvão
Hora: 13h
 
8 a 14/12 - coleta de assinaturas pelo Projeto de Lei da Mídia Democrática e Coalizão Democrática pela Reforma Política, com atividades descentralizadas nos bairros, praças, ruas, praias, escolas, igrejas etc.
 
Semana Nacional de Mobilização
 
A necessidade de promover uma semana de mobilização em dezembro foi definida por várias entidades ligadas ao FNDC durante encontro realizado em Brasília no dia 12 de novembro. O principal objetivo das ações é buscar apoio popular ao Projeto de Lei da Mídia Democrática. A data foi escolhida para lembrar os cincos anos de realização da Conferência Nacional de Comunicação, realizada entre 14 e 17 de dezembro de 2009, em Brasília.
 
O projeto de lei foi lançado no ano passado e reúne as principais propostas discutidas nos últimos anos para a mídia eletrônica (rádio e TV). Para ser protocolizado na Câmara dos Deputados, o texto precisa de pelo menos 1,4 milhão de assinaturas. Além de coletar as assinaturas formalmente, de acordo com a legislação vigente, o FNDC também passará a coletar apoio pela internet. “O objetivo é angariar o maior número de adesões possível. O momento é mais do que propício, pois a discussão sobre regulação e regulamentação da mídia está na ordem do dia. Temos um projeto de lei pronto, elaborado a partir de anos de mobilização e discussão sobre o assunto, que precisa ser discutido e votado no Congresso Nacional”, afirma Rosane Bertotti, secretária-geral do FNDC.