Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

26/03/2015 às 14:49

RJ e DF realizam encontros regionais neste sábado

Escrito por: Melissa Cirino, com informações da Frente Ampla pela Liberdade de Expressão (FALE-Rio) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.
Fonte: FNDC

Os eventos fecham o ciclo de debates e conversas preparatórias para o 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que será realizado em Belo Horizonte no próximo mês

No próximo sábado (28/3) serão realizados dois eventos com temas que envolvem o direito à comunicação: o I Encontro Candango pelo Direito à Comunicação, no Distrito Federal, e o I Encontro Estadual pelo Direito à Comunicação, Rio de Janeiro. Ambos são preparatórios para o 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC) e têm como objetivo principal o debate sobre a democratização da comunicação.

O I ECDC acontecerá no Distrito Federal e será promovido pelo Comitê pela Democratização da Comunicação do Distrito Federal, no Sindicato dos Jornalistas do DF. O evento é direcionado a militantes, estudantes, jornalistas e pesquisadores da área. Além de ter como objetivo a mobilização da sociedade para desenvolver a discussão sobre a necessidade da democratização da comunicação, também será possível debater sobre temas como diversidade na mídia, oligopólio das empresas de comunicação e proibição de outorgas para políticos, entre outras.

Programação do I Encontro Candango

9h30: Abertura

10h-12h:  Regulação das comunicações: como promover a diversidade na mídia e garantir a liberdade de expressão

14h-16h: A proposta da sociedade civil: Para Expressar a Liberdade, um Projeto de Lei da Mídia Democrática!

16h –16h30: intervalo (cofee-break)

16h30 – 18h30: Roda de diálogo: o DF na luta pelo direito à comunicação

Para fazer a inscrição clique aqui

Rio de Janeiro

O Encontro Estadual pelo Direito à Comunicação do Rio de Janeiro será realizado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). O evento reunirá representantes de entidades, militantes da democratização da comunicação, sindicalistas, parlamentares, estudantes, profissionais da comunicação, comunicadores populares, midialivristas e blogueiros com o intuito de trocar experiências, analisar a conjuntura e debater os rumos do movimento pela democratização da comunicação no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro.

 

Programação do I Encontro Estadual RJ

9h:  Abertura política: parlamentares, líderes sindicais e de movimentos sociais, representantes de entidades e coletivos, farão uma rápida saudação aos participantes

10:30h: Conferência 'Regulação da Mídia - O Brasil precisa de uma Lei da Mídia Democrática' - Reflexões sobre a conjuntura das Comunicações no Brasil, e a necessidade de um novo Marco Regulatório das Comunicações

--> Orlando Guilhon (FNDC)
--> Marcos Dantas (UFRJ)
--> Suzy dos Santos (UFRJ)

13h: Almoço     

14h: Atividades autogestionadas

17h: Plenária Geral e aprovação da Carta do Rio

Para fazer a inscrição clique aqui. (https://docs.google.com/forms/d/1lVgRsaErHjIp9Zq46UGCGgV_dzZUnF1akxD_disfebU/viewform)

2º ENDC

Os encontros servirão de preparação para o II Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que acontecerá em Belo Horizonte, de 10 a 12 de abril, e cujas inscrições também estão abertas no site do FNDC (www.fndc.org.br).

 

Leia também:

- 2º ENDC terá participação de convidados internacionais http://www.fndc.org.br/noticias/2-endc-tera-participacao-de-convidados-internacionais-924544/

Mais informações sobre o 2º ENDC

 - Hotsite (https://www.doity.com.br/2endc)

Inscrição de atividades autogestionadas (http://docs.google.com/forms/d/1xqa3O3t_GE2D7ipwG-7J2Sb4EOfM7yDomI0da8Brvr0/viewform?c=0&w=1)

Facebook (https://www.facebook.com/events/801657623221059/)