Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

12/12/2015 às 12:24

XIX Plenária Nacional do FNDC será em abril

Escrito por: Redação/Foto: Alex Capuano

A data foi definida na última reunião do Conselho Deliberativo da entidade, que também aprovou a implantação de um Sistema de Filiados Online e a realização de uma campanha de filiação

A XIX Plenária Nacional do FNDC, que terá como objetivo aprovar o plano de ação do Fórum para o próximo período e eleger e próxima gestão da direção da entidade, será realizada de 21 a 23 de abril de 2016. A data foi definida na última reunião ampliada do Conselho Deliberativo da entidade, realizada em São Paulo, no dia 28 de novembro. 
 
Outra deliberação importante foi a aprovação do Sistema de Filiados Online, que permitirá tanto a filiação de novas entidades quanto a atualização cadastral das já filiadas. O sistema será disponibilizado ao público no início de janeiro e facilitará o controle das contribuições financeiras ao Fórum. Segundo Rosane Bertotti, coordenadora-geral do FNDC, “além de facilitar a filiação de novas entidades, esse sistema também nos permitirá gerenciar nossa base e fortalecer o Fórum não só financeiramente, mas também politicamente”.
 
De acordo com a Política Financeira e Administrativa aprovada (link no final desta matéria), o novo sistema terá como referência valores a partir de cem reais para contribuições de entidades nacionais e de 30 reais para entidades regionais. Os valores serão arrecadados diretamente para a conta do FNDC. Trinta por cento do total das contribuições feitas por entidades regionais serão reservados para despesas dos comitês regionais.
 
O conselho também definiu a data de 21 de fevereiro de 2016 como último prazo para filiação de entidades que terão direito a voz e voto na XIX Plenária Nacional. Entidades nacionais e regionais já filiadas ao Fórum deverão atualizar seus cadastros no novo sistema até 60 dias antes da XIX Plenária Nacional para poder participar com delegados/as do evento.
 
Estratégias organizativas
 
O Conselho Deliberativo também aprovou resolução política que define várias estratégias organizativas, entre as quais a realização de uma campanha de filiação ao FNDC. A campanha acontecerá principalmente por meio da internet, nos veículos do Fórum e das entidades filiadas, e chamará as entidades do campo progressista a fortalecerem a luta pela democratização das comunicações e por um novo marco regulatório das comunicações, entre outros pontos da agenda do movimento.
 
Além da campanha de filiação, o Conselho Deliberativo também aprovou a realização de um curso de formação sobre Regulação das Comunicações entre fevereiro e abril de 2016, proposto pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.
 
Participaram da reunião 16 representantes de entidades nacionais associadas e comitês regionais pela Democratização da Comunicação com assento no Conselho Deliberativo, além de nove representantes de outras entidades e comitês.
 
Documento relacionado:
 
- Política Financeira e Administrativa do FNDC